Para comentarista negro da CNN a eleição de Trump tem muito a ver com questão de raça

0
2533

Boa parte do planeta despertou indignada com a eleição de Donald Trump como novo presidente americano. O fato de votar não ser obrigatório nos EUA têm feito com que muitos analistas apontassem o feito “whitelash” como um dos responsáveis pela eleição do candidato republicano.

Para o comentarista da CNN Van Jones, dentro da perspectiva de raça, houve uma união entre os brancos contra uma política inclusiva praticada pelo atual presidente Barack Obama.

“Eu tenho amigos mulçumanos perguntando se devem deixar o país, eu tenho amigos imigrantes que estão aterrorizados”, explica o comentarista que diz que será difícil explicar para os filhos o que ainda está pro vir.

“Nós tentamos explicar essa eleição por vários ângulos, mas não falamos da questão de raça. Essa foi uma whitelash (união dos brancos), contra as mudanças do país, contra um presidente negro”, alerta Jones.

“Trump tem uma grande responsabilidade que é  a de ser também o presidente das pessoas que ele insultou e excluiu. Nós não queremos sentir que alguém for eleito, por nos preterir, por achar que há pessoas mais importantes do que nós. Essa eleição não foi somente sobre questões de raça, mas temos que falar sobre isso também”, conclui.

Comments