“Tudo nasce em um piquenique no Parque Madureira para unir as famílias negras e aí cresce, hoje é um festival. A ideia é: Se a colonização separou nossas famílias, Wakanda quer juntar”. É dessa forma que professor de História e Filosofia Raymundo Jonathan define esse movimento que ele criou e organizou, o Wakanda In Madureira.
Com a periodicidade de dois em dois meses, intercalando com os encontros do Wakanda in Madureira, o “Papo com Griot” vem para que os mais velhos possam dividir suas experiências, críticas e pensamentos. Será um espaço mais para ouvir do que falar.
Notícias Relacionadas
Eventos culturais celebram o feriado da Consciência Negra nas capitais brasileiras
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
Os Griot’s são indivíduos que na África Ocidental cumprem a função de transmitir, via oralidade, as histórias, os mitos e as sabedorias de seus povos. O objetivo do encontro é realizar a conexão entre o passado e o presente.
Leia também: Wakanda in Madureira: “O que a colonização separou, Wakanda quer juntar”
“Entendemos que há um buraco geracional entre os mais velhos que construíram e constroem a trajetória do Movimento Negro e a nossa geração. Esse buraco talvez seja um dos principais responsáveis pelo nosso avanço limitado e inconstante”.
O primeiro convidado será Carlos Alberto Medeiros, intelectual e militante do Movimento Negro, autor de “Na lei e na raça: legislação e relações raciais, Brasil – Estados Unidos” e coautor de “Racismo, preconceito e intolerância”.
Carlos Alberto é tradutor, responsável pela versão em português de mais de 20 obras do sociólogo Zygmunt Bauman, incluindo “Amor líquido”, e também de “A autobiografia de Martin Luther King”.
Serviço:
Dia: 23/01
Horario: 19::00hrs
Local: Rua Sérgio de Oliveira, 4 – Oswaldo Cruz no Grupo Afro Agbara Dudu
Notícias Recentes
A violência de Estado e a barbárie cotidiana no Brasil
Deputado Pastor Henrique Vieira critica onda de violência policial no Brasil: "Fracasso ético civilizatório"