Em meio ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, Mathew Knowles, pai da cantora Beyoncé, revelou em um programa de TV que foi diagnosticado com a doença.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre tratamentos ou mesmo o estágio do tumor, mas a informação chama a atenção para o fato de que, apesar de ser a neoplasia mais incidente entre mulheres e a maior causa de morte nesta população, o câncer de mama também atinge os homens, apesar de raro.

Nos Estados Unidos, para a população masculina, o risco de contrair a doença é cerca de 1 em 1.000.

Já no Brasil, a incidência em homens é tão rara e pouco frequente que não entra nas estimativas de casos diagnosticados divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Porém, em 2016, 16.254 pessoas morreram por conta de câncer de mama no país, sendo 16.069 mulheres e 185 homens.

Por conta da baixa incidência, os homens têm tendência a acreditar que não podem ser acometidos pelo câncer de mama, mas é fundamental que estejam atentos e informados sobre os sinais para que procurem um médico o mais cedo possível. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chance de cura.

Com informações da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)

Comments

Comentários