Negros no Youtube: Ouriçado é Humor Negro para Denegrir a Internet

0
Negros no Youtube: Ouriçado é Humor Negro para Denegrir a Internet

Por Silvia Nascimento

Curta nosso Instagram @sitemundonegro

Denegrir significa torna-se negro e esse é dessa forma que o canal do Youtube, Ouriçado aproveita o seu espaço para levar o público a refletir sobre o que é ser negro do Brasil, por meio de humor.

Os vídeos são produzidos por atores da Oficina de Performance Negra realizado pelo Bando de Teatro Olodum – que revelou nomes como Lázaro Ramos e Luiz Miranda -,  do curso livre de teatro da Universidade Federal da Bahia, além de atores convidados.

O Mundo Negro bateu um papo com Heraldo de Deus, um dos produtores do projeto.

De onde vem a inspiração para criar os vídeos?

Nossos roteiros infelizmente são inspirados no dia-a-dia, são uma reflexão acerca da nossa sociedade atual. Tudo o que buscamos retratar não é nem um pouco diferente da realidade da juventude negra e da periferia em Salvador e do que estamos acostumados a ver nos noticiários e na publicidade.

Qual a frequência das gravações dos vídeos?

Atualmente, por ainda não dispor de um material próprio (diferente de Glauber Rocha, temos as ideias na cabeça, mas ainda não temos a câmera na mão).  Nossas gravações têm acontecido mensalmente e temos utilizado na maior parte do tempo nossas próprias casas como set de filmagem. O objetivo é poder aumentar a nossa capacidade de produção para que possamos produzir e publicar mais de um vídeo por mês, mas por enquanto é o que podemos fazer

O Ouriçado tem algum patrocínio ou é feito com recurso próprio?

Não temos nenhum patrocínio. Contamos com alguns apoiadores alguns deles saíram no meio do caminho.

A câmera e os técnicos são cedidos pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (DIMAS/Funceb) e todos os gastos com deslocamento e pré produção ainda tem saído do nosso próprio bolso. Se algum leitor do site Mundo Negro estiver interessado em nos patrocinar, será aceito de muito bom grado!

Como tem sido o retorno?

O retorno até então tem sido positivo, poder dar uma visibilidade a artistas negros na nossa cidade (temos 90% da população é negra mas não nos sentimos representados na TV, na Publicidade local inclusive e nem em alguns outros canais da web – sempre são dois ou três num universo recheado de artistas negros e de muita competência) até por isso a sátira a prática do black face na maioria das nossas produções.

Há ainda aqueles que nos chamam de racistas, que acham que nossos vídeos são reforços positivos de algo tão negativo, a Ouriçado não surgiu com esse objetivo. Queremos mesmo é meter o dedo na ferida, é mostrar algo que passa muitas vezes desapercebido, mas que está diante do nosso nariz, todo dia, toda hora.

Alguns vídeos nossos já tem mais mil visualizações e principalmente, o fato de tornar-se protagonista numa luta diária e tão nossa é o maior retorno que podemos alcançar. Saber que nossos vídeos têm sido exibidos nas salas de aula propondo uma reflexão sobre a sociedade e nos permitir sonhar com uma realidade onde a cor da pele não seja motivo de diferenciação.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display