ATUALIZAÇÃO: De acordo com informações atualizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas na noite deste domingo, “17 pessoas perderam a vida no grave acidente envolvendo um ônibus na Serra da Barriga”.
Um ônibus de turismo caiu em uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), na tarde deste domingo, 24, deixando 23 mortos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Entre as vítimas fatais estão 22 pessoas que morreram no local e uma gestante que não resistiu após ser hospitalizada.
Notícias Relacionadas
Restaurantes de chefs negros para celebrar o Aniversário de São Paulo
Juiz absolve estudante acusada de injúria racial alegando “perturbação mental” por uso de álcool e drogas
O acidente mobilizou uma grande operação de resgate, já que a área onde ocorreu é de difícil acesso. Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus subia a serra, patrimônio histórico ligado à resistência negra no Brasil, levando cerca de 50 passageiros para o projeto Pôr do Sol Cultural, que acontece aos domingos no parque memorial Quilombo dos Palmares, quando o motorista perdeu o controle e o veículo despencou.
Foram mobilizados 29 agentes e diversos recursos, incluindo duas viaturas de autorresgate, duas de autossalvamento, três unidades de suporte básico, três de suporte avançado e um helicóptero aeromédico. O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 14h47 para atender à ocorrência.
A tenente-coronel Elaine Monteiro, coordenadora do programa Salva Mais, destacou a complexidade da operação em razão da topografia do local. Sobreviventes estão sendo atendidos em unidades de saúde da região, mas o estado de saúde deles ainda não foi divulgado oficialmente.
O acidente ocorreu em uma área de grande relevância cultural e histórica. A Serra da Barriga, reconhecida como símbolo da resistência negra, atrai milhares de visitantes durante o mês de novembro devido às celebrações da Consciência Negra. No sábado, 23, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve na região para participar de um evento sobre a ancestralidade e a história do Quilombo dos Palmares.
Após o acidente, Margareth lamentou o ocorrido e afirmou que está acompanhando as ações de resgate. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também se manifestou nas redes sociais. “Muito impactada com a notícia do trágico acidente […] Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares”, declarou.Anielle destacou ainda que a tragédia ocorreu em um momento emblemático para a memória afro-brasileira. “Em um mês tão importante para todo o país, da Consciência Negra, essa tragédia nos entristece ainda mais profundamente”, afirmou a ministra.
As autoridades locais ainda não divulgaram as causas do acidente nem o número exato de sobreviventes. O governo de Alagoas declarou que está prestando apoio às vítimas e seus familiares.
Notícias Recentes
“Felicidade em representar meu povo”: Marcelo Pereira comanda o ‘Bom Dia Sábado’, novo telejornal da TV Globo
Brasileira pede socorro em live no Instagram e desaparece na África do Sul; polícia local é acionada