O que a novela “Por Você” precisa falar sobre a saúde da mulher negra

0
O que a novela “Por Você” precisa falar sobre a saúde da mulher negra
Foto: Divulgação/ Gshow

Por Ivair Augusto Alves dos Santos

PUBLICIDADE

As cenas de atuação da atriz Sheron Menezzes como Isabela Miranda (Bela), protagonista médica obstetra, são impactantes pela beleza e delicadeza, mas ocultam problemas sobre os quais precisamos conversar quando tratamos da saúde das mulheres negras.

Notícias Relacionadas


É necessário promover reflexões e muito debate em nossas famílias sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das maiores conquistas da sociedade brasileira e de enorme importância para a população negra.

Quem acessa a saúde no Brasil? Dados do Ministério da Saúde revelam que 70% das pessoas dependem da saúde pública. Dados do IBGE mostram ainda que, entre essa maioria que recorre ao SUS, 76% dos atendimentos e 81% das internações são da população negra.

As cenas da saúde na novela “Por Você” não dialogam com o SUS. Elas ocorrem em um hospital particular de referência, de alto padrão, próximo à comunidade. O atendimento médico é de excelência e atua de forma beneficente, pro bono, para a população carente — o que, no fundo, também pode significar isenção de impostos para o hospital. Em todas as situações em que a comunidade precisou de atendimento médico, as pessoas recorreram a Bela.

Isso nos leva a perguntar: por que a população não recorre ao SUS, mas a uma amiga? Bela sempre atua de forma emergencial na assistência aos mais necessitados. Mas como as mulheres negras são atendidas no nosso cotidiano? O que acontece com seu acesso à saúde pública?

Os dados mostram que as mulheres negras tendem a ser mães mais jovens, com concentração na faixa entre 20 e 24 anos. Apesar disso, segundo o Ministério da Saúde, recebem menos consultas pré-natais, iniciam o pré-natal em estágio mais avançado da gravidez e recebem menos informações sobre os riscos da gestação quando comparadas às mulheres brancas.

A mortalidade materna também é mais grave nesse grupo. As mulheres negras são, ainda, as maiores vítimas de violência obstétrica, passando por abusos, desrespeito e maus-tratos durante o trabalho de parto. Recebem menos analgesia em razão da ideia preconceituosa de que “são mais fortes”.

Uma tragédia que se tornou referência é a de Alyne Pimentel, jovem negra que morreu grávida de seis meses, em 2002, vítima de negligência médica em Belford Roxo (RJ), e que hoje dá nome à Rede Alyne. Sua morte tornou-se um marco internacional: o Brasil foi condenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por falhar em garantir atendimento adequado, tornando-se o primeiro país responsabilizado internacionalmente por uma morte materna evitável reconhecida como violação dos direitos humanos das mulheres a uma maternidade segura.

Muitas mulheres relatam abusos, desrespeito, ofensas e maus-tratos durante a assistência ao parto e pós-parto em instituições públicas e privadas. A violência obstétrica é mais uma forma de violência de gênero, vivenciada pelas mulheres negras com maior frequência e intensidade.

O estudo “Nascer no Brasil 2”, realizado pela Fiocruz em 465 maternidades brasileiras, mostrou que mulheres negras e pobres têm maiores chances de enfrentar as dores do parto sem suporte adequado e de ouvir comentários constrangedores e humilhantes no nascimento de seus filhos:

“O médico nem examinou a gestante negra.”

“No pré-natal, só mandavam emagrecer. Eu nem sabia o que era eclampsia, quase morri.”

“Escutei a recepcionista (pré-natal) falar: negra é como coelho, só dá cria.”

“No parto do meu último filho não me deram anestesia.”

As mulheres negras, jovens e adultas, têm na personagem da médica Bela uma referência e inspiração de vida e carreira profissional: uma conselheira e amiga que as socorre em momentos de dificuldades e tragédias.

Ao assistir à novela “Por Você”, veio-me à lembrança um artigo do médico Adib Jatene (1929–2014), “O problema do pobre”, publicado na Folha de S.Paulo em 3 de dezembro de 2007. Compartilho uma de suas intervenções, que teve grande repercussão:

«“O grande problema do pobre não é ele ser pobre, é que o amigo dele também é pobre!”. Ele não tem amigo que fale com quem decide, que marque uma audiência, que o ajude a elaborar um projeto, que negocie financiamento. Ele está confinado em áreas pobres, com deficiência de saneamento básico, problemas de segurança, transporte, educação, saúde, lazer etc. (…)

A realidade é perversa -menos de 20% da população tem todos os recursos mais modernos, enquanto 80% sofrem todo tipo de restrições- é difícil de ser aceita como razoável. Por isso venho, há muito tempo, tentando convencer os que vivem com conforto e com os mais modernos recursos de saúde à sua disposição de que a distribuição dos recursos é injusta e não pode ser perpetuada.”»

As cenas de Bela, médica obstetra, mostram com nitidez que ter uma amiga respeitada e presidente do hospital faz toda a diferença na vida das pessoas da comunidade. Mas, como usuários do SUS, temos que nos unir, lutar e participar ativamente dos conselhos municipais de saúde para melhorar o financiamento e as condições de acesso das comunidades e valorizar a política pública de saúde no país.

A população negra é a que mais utiliza o SUS e também a que enfrenta maiores dificuldades de acesso. Pessoas negras são mais vulneráveis a atendimentos em que suas queixas são desvalorizadas, há negligência dos profissionais e pouca atenção aos sintomas e ao quadro de saúde. Em razão do racismo, estão também mais expostas ao diagnóstico e ao tratamento tardios.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display