O legado de James Baldwin, um ícone LGBT+ da literatura norte-americana

0
O legado de James Baldwin, um ícone LGBT+ da literatura norte-americana
Foto: Reprodução

Texto: Reinaldo Calazans

No próximo domingo, 2, uma das principais avenidas de São Paulo, a Avenida Paulista, localizada na região central da cidade receberá a 28ª Parada do Orgulho LGBT+.

Notícias Relacionadas


É importante conscientizar a população sobre algumas personalidades que integram nossa comunidade que foram importantes no contexto mundial para a luta contra o preconceito com pessoas LGBT+ e o racismo, como o escritor norte-americano, James Baldwin.

Ele nasceu em Nova York, no dia 2 de agosto de 1924, um nome fundamental e importante da literatura norte-americana do século XX. Baldwin era neto de pessoas que foram escravizadas. Após a morte do seu pai, foi criado pela sua mãe e pelo padrasto, um pastor que lhe deu o sobrenome.

James Baldwin lutou ativamente pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, deixou um legado e escreveu vários livros que narram histórias e vivências sobre a luta racial e que também dizem muito sobre as questões relacionadas à sexualidade e à identidade.

Seu primeiro romance, “Go Tell It on the Mountain”, uma autobiografia, entrou para a história. O livro foi eleito pela revista Time como um dos “100 melhores romances de língua inglesa do século 20”.

O escritor lançou vários títulos, entre eles: ‘Notas de um filho nativo’, ‘Da próxima vez’, ‘O quarto de Giovanni’, ‘O fogo’ e outros. Além disso, em 2017, foi lançado o documentário “Eu nao sou seu negro”, que que o diretor Raoul Peck usa o livro inacabado de James Baldwin sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas, com relatos sobre as vidas e assassinatos dos lideres ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.. A produção está disponível no Prime Video.

Sim, ele deixou um legado e tanto! Baldwin nos deixou em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França, em 1987.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display