O final do terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal levou os fãs a loucura com a aparição repentina de Ayo (Florence Kasumba) e envolveu Wakanda na história. O que empolgou muito os fãs de Pantera Negra e principalmente os fãs das Dora Milaje, mas afinal, quem são as Dora Milaje? Vamos falar um pouquinho sobre elas.

Essencialmente as Dora Milaje são um grupo de mulheres guerreiras de Wakanda responsáveis pela proteção do Rei, mas não apenas isso, como dito por Okoye (Danai Gurira) em Pantera Negra, o papel das Dora Milaje envolve também proteger o reino e a paz entre as tribos de Wakanda.

Dora Milaje Pantera Negra

Nos quadrinhos as guerreiras selecionadas são das diferentes tribos de Wakanda e possíveis futuras rainhas de Wakanda, o que garante a todas as tribos uma possibilidade de ter um pezinho na realeza. Os reis de Wakanda acabam utilizando essa relação diplomática como uma forma de manter os reinos unidos. No Universo Cinematográfico Marvel não fica muito claro até que ponto isso será adaptado, uma vez que aparentemente a própria general tenha um relacionamento com W’kabi (Daniel Kaluyaa) e nada é dito sobre essa relação matrimonial com o grupo.

Treinamento Dora Milaje nos Quadrinhos

Como alguns fãs no Twitter notaram, as Dora Milaje parecem ser inspiradas pela força de luta feminina conhecida como Dahomey Amazons. O exército tinha outros nomes, incluindo Mino, que significa “Nossas Mães” na língua Fon.

O Mino protegia o Reino Africano de Daomé, que estava localizado no que hoje é a República do Benin. Elas foram chamados de Dahomey Amazonas pelos gregos que as encontraram porque os gregos se lembraram das guerreiras femininas de sua mitologia, as mesmas guerreiras que inspiraram as amazonas de Themyscira em Mulher Maravilha. O Mino foi oficialmente dissolvido depois que o Reino de Dahomey foi conquistado e transformado em um protetorado francês.

Inclusive, aqui vai uma curiosidade, a atriz Florence Kasumba, além de interpretar Ayo como uma Dora Milaje também é uma Amazona de Themyscira em Mulher Maravilha, a senadora Acantha.

Florence Kasumba como Senadora Acantha em Wonder Woman e Ayo em Black Panther

Falando um pouco mais dos quadrinhos uma das histórias mais aclamadas das Dora Milaje foi escrita por Ta-Nehisi Coates em que ele narra a história de Aneka que sentenciada à morte uma das Dora Milaje se revolta e decide livrar Wakanda das mãos dos déspotas líderes de tribos que aflige as mulheres. É extremamente interessante acompanhar o arco das personagens que ganham cada vez mais apoio de outras mulheres e juntas lutam em territórios Wakandanos contra a opressão instituindo inclusive tribunais públicos e dando muita dor de cabeça ao reinado de T’Challa.

Casal Aneka e Ayo

Aneka vive um relacionamento lésbico com Ayo e muito se especulou sobre isso acontecer entre Ayo e Okoye no universo cinematográfico Marvel, mas não aconteceu. O que não se exclui essa possibilidade uma vez que Aneka ainda não apareceu e uma série sobre Wakanda está sendo produzida por Ryan Coogler.

Conseguem notar o impacto e importância dessas personagens pros universo de super heróis? As Dora Milaje carregam consigo histórias importantes que refletem a luta por emancipação de mulheres negras e o livre relacionamento entre duas delas. Não a toa em 2018 a revista Black Panther: World of Wakanda, de Roxane Gay recebeu o prêmio GLAAD (Gays and Lesbians Alliance Against Defamation) com histórias do casal lésbico de Dora Milajes.

No quarto episódio de Falcão e o Soldado Invernal descobrimos que Ayo lidera uma equipe de Dora Milaje para a captura de Barão Zemo (Daniel Bruhl), uma vez que ele seja o responsável pela morte do rei T’chaka. É nesse episódio que temos uma belissima demonstração da força e potência do grupo que foi capaz de derrotar, sem muita dificuldade, dois Vingadores (Bucky e Falcão) e dois soldados treinados (Walker e o Estrela Negra).

Muito se questiona sobre o retorno do grupo a série e eu acredito que enquanto Barão Zemo estiver a solta teremos Dora Milajes a seu encalço.

A importância de se explorar cada vez mais um grupo de guerreiras composto por mulheres negras no Universo Marvel vai muito além de cenas de ação impactantes, mas também reflete a representatividade e diversidade que Kevin Feige, produtor e diretor da Marvel Studios, prometeu para o futuro das histórias.

Deixo aqui a indicação de algumas histórias já publicadas no Brasil pela editora Panini que envolve as Dora Milaje e o icônico relacionamento entre Ayo e Aneka. Pantera Negra: Uma Nação Sob Nossos Pés Vol. 1,2 e 3 ainda pode ser encontrado para compra online.

E ai, o que você espera para o futuro das personagens no universo Marvel? Será que Falcão e o Soldado Invernal será a deixa para Reino de Wakanda explorar definitivamente a impactante e importante história das Dora Milaje no universo cinematográfico da Marvel? Esperamos que sim

Comments