“O amor tem cor?”: Pesquisador oferece curso sobre a construção dos relacionamentos inter-raciais no Brasil

0
“O amor tem cor?”: Pesquisador oferece curso sobre a construção dos relacionamentos inter-raciais no Brasil
Foto: Freepik

A Afroestima Educação realiza novo curso de imersão: “Amor tem cor? construção dos relacionamentos inter-raciais no Brasil“, nos dias 25, 26 e 27 de julho, das 19h às 22h, on-line. O valor da inscrição é R$75 e qualquer pessoa pode participar.

As aulas vão abordar temas que englobam a história desde o Brasil Colônia até o momento mais recente, começando por: a Histórias do Amor no Brasil; Miscigenação e a suposta ideia de harmonia racial; Não era amor, era eugenia; Casamentos inter-raciais e mobilidade social e Nupcialidade da população negra no Brasil.

O curso também oferece E-book digital com o resumo do que será trabalhado e as referências bibliográficas das aulas, certificado de curso livre e gravação para quem não puder assistir nas datas marcadas.

Segundo a organização, “este curso tem o objetivo de discutir a construção dos relacionamentos inter-raciais no Brasil, cuja existência é usada para justificar uma harmonia racial no país. Partindo desta premissa, viveríamos em um país sem racismo, uma vez que negros e brancos se casam e constituem famílias. A miscigenação, segundo o discurso do senso comum, teria tido o mérito de construir, no Brasil, um país sem antagonismos raciais. Este seria o coração da chamada ‘democracia racial'”.

E completa: “para confrontar esta ideia proponho, neste curso, uma revisão da bibliografia disponível sobre o tema, que datam do final do século XIX, e mostram como este é um tema muito mais complexo do que parece. Ao final, poderemos responder com embasamento a famosa pergunta: ‘O amor tem cor?'”.

O pesquisador da temática racial e mestrando em antropologia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Mauro Baracho, quem irá ministrar as aulas.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display