Mundo Negro

NEM trabalha, NEM estuda: quase 40% dos jovens brasileiros continuam sem oportunidades

Foto: Raw Pixel.

Quase 40% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos não  trabalham e  nem estudam. A dificuldade para arrumar emprego ou concluir os estudos no Brasil, pode afastar estas pessoas cada vez mais, do mercado de trabalho.

Nos últimos anos a economia desandou. O preço da gasolina subiu, tudo ficou mais caro nos mercados e o desemprego chegou a bater recordes históricos, com isso parte da população jovem foi atingida diretamente. 

Notícias Relacionadas


Segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado neste mês, os brasileiros com idades entre 18 e 24 anos correspondem a 35,9% daqueles que nem trabalham e nem estudam (ou os que não conseguiram concluir a graduação). A proporção brasileira é o dobro da média dos países membros da OCDE, que é de 16,6% de pessoas dessa faixa etária sem trabalhar e estudar. O relatório avaliou a situação do ensino superior e emprego dos 38 países membros da OCDE e dados da Argentina, China, Índia, Indonésia, Arábia Saudita e África do Sul — o único país com maior proporção que o Brasil, com 46,2%. A Holanda é a que tem menos jovens nessa situação, apenas 4,6%.

Segundo os analistas, há uma tendência no crescimento dos “nem-nem” (os termos “jovens na condição de nem-nem” e “jovens inativos” referem-se aos jovens que não participam do mercado de trabalho e não estudam). Em agosto, por exemplo, o Brasil tinha 23% da população de 15 a 24 anos sem trabalhar e estudar,  a média mundial do desemprego juvenil é de 16,9%. 

Recortando este perfil, o cenário é ainda mais desafiador para jovens pretos, pardos e indígenas, estes foram os mais atingidos pelo coronavírus por residirem em áreas vulneráveis com menor cobertura de serviços de saúde, com menos acesso a computadores e internet, deixando assim de acompanhar  as aulas remotas e consequentemente não se tornando competitivos para o mercado de trabalho. Estes obstáculos devem agravar uma realidade que é anterior à pandemia: ao final da trajetória escolar, quando conseguem concluir o ensino médio, jovens pretos, pardos e indígenas, por diversas variáveis aprendem menos e se sentem menos motivados a ingressar no ensino superior.

A maioria deste percentual é formado por mulheres pretas, pardas e indígenas. Diferentes motivos explicam o abandono da educação formal e do mercado de trabalho por esse público. Entre elas, o casamento e a necessidade de começar a trabalhar cedo para sustentar a família,  a gravidez precoce é o principal motivo do abandono, uma vez que mais da metade das jovens nessa situação têm filhos.

Observando esses fatos, podemos fazer alguns questionamentos: o quanto o ensino e o emprego “tradicional” está frustrando os jovens nessa faixa? Que perspectiva eles têm? Ser avaliado por provas, abafando sua criatividade, sua autenticidade na escola é atrativo? 

É preciso criar condições para que os jovens tenham oportunidades de emprego e para, quando acessarem o ensino superior, consigam terminar a graduação, com êxito. Ou criamos políticas que abarque esses jovens em especial pretos, pardos e indígenas, ou os teremos cada vez mais distantes do mercado de trabalho.

Texto: Kelly Baptista.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile