Imagens, Olhares e Outras Narrativas – Negras em Tela – Divulgação
No dia 21 de setembro, sexta, acontece no Sesc Avenida Paulista o bate-papo “Negras em Tela“, que convida Joyce Prado e Mariane Nunes, integrantes do Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil (DAFB), para conversar com o público sobre questões de representatividade e o estereótipo da pessoa negra no audiovisual. O bate-papo faz parte do projeto “Imagens, Olhares e Outras Narrativas – Direção de Fotografia Audiovisual De e Para Mulheres“, que reúne imersão cinematográfica, encontros teóricos e sessões comentadas com mulheres que compõem as equipes de direção de fotografia do audiovisual nacional, membras do DAFB. A entrada é gratuita com retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
O ENCONTRO
Em uma abordagem que transita entre a técnica e a representação simbólica e imagética, Mariane Nunes e Joyce Prado apresentam ao público reflexões embasadas em leituras teóricas, vivências profissionais e análise fílmica e audiovisual focadas na Direção de Fotografia. Levando inquietações sobre a representação e ressignificação da pessoa negra em telas, formas de reprodução de estereótipos e o desenvolvimento tecnológico da fotografia que ignora as questões de raça e do sul global.
AS CONVIDADAS
Joyce Prado é membra do DAFB. Formada em Comunicação Social: Rádio e TV pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e especialista em Roteiro Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC. Desenvolve trabalhos na área de cinema documental, ficcional e publicitário, já atuou nas produtoras: Gullane, Produtora Associados, Sagaz Filmes, Geral Filmes,Timore AV e Cinema Zungu. Atualmente, é Diretora Administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e sócia-fundadora da Oxalá Produções. Dirigiu as webséries “Cartas de Maio” (2018) e “Empoderadas” (2015 – 1ª temp.), e os curtas “Fábula de Vó Ita” (2016) e “Okán Mimó: Olhares e Palavras de Afeto” (2017).
Mariane Nunes, membra do DAFB, é moradora do Jardim São Luiz – zona sul de São Paulo, e estudante de graduação do Curso Superior do Audiovisual da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, com especialização em direção de fotografia. Atualmente, é membra da gestão do Núcleo de Consciência Negra e membra do coletivo de artes negras OPÁ Negra. Seus Principais trabalhos na direção de fotografia são “Receita de Caranguejo” (dir. Issis Valenzuela), “Sample” (dir. Anna Júlia Travia) e “Sem Asas” (dir. Renata Martins) – fotografia assinada ao lado de Taís Nardi.
O COLETIVO
O DAFB – Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil – é um coletivo de mulheres (cis e trans) e homens trans que compõem as equipes de Direção de Fotografia do audiovisual no Brasil, criado para organizar profissionais do mercado, fortalecer e estimular sua participação nesse segmento. O coletivo se formou há dois anos, visando fortalecer a presença das mulheres nessa função e no intuito de transformar os números que indicam uma predominância masculina nesses cargos.
SERVIÇO
NEGRAS EM TELA
Encontro teórico com Joyce Prado e Mariane Nunes (DAFB)
Quando: 21 de Setembro
Horário: 19h (sexta)
Local: Tecnologias e Artes – 4º andar (20 lugares)
Ingressos: Grátis – retirada de ingresso com uma hora de antecedência
Classificação etária: 18 anos
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Notícias Recentes
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade