No dia 8 de junho, a designer de interiores, Kahtlen Romeu, de apenas 24 anos, foi assassinada com um tiro no tórax em alegado confronto entre policiais e traficantes no Rio de Janeiro. Após a morte da jovem, que estava grávida de quatro meses, houve um boom de seguidores em seu perfil do Instagram. As pessoas podem ser motivadas por algum tipo de curiosidade mórbida ou sentimento de justiça tardia ao papel que a pessoa fazia em vida, mas qual razão de tantas meninas negras produzirem coisas incríveis e continuarem invisibilizadas em vida? Bem sabemos as razões.
Atrizes, modelos, jornalistas, quadrinistas, escritoras, ilustradoras, estilistas, precisamos celebrar essas mulheres e homens em vida. Enquanto pessoas brancas ganham milhares de reais por mês oferecendo serviços para quais não são devidamente capacitadas, profissionais negros orbitam à margem da indústria de serviços e produtos.
Notícias Relacionadas
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Mesmo que atualmente possamos ver mais mulheres e homens de pele escura em propagandas de grandes marcas, isso nem de perto é reparação por anos e anos de invisibilização do talento e da beleza negra. Observemos que também há uma insistência nos mesmos rostos. Não que não seja maravilhoso vermos Taís Araújo, Lázaro Ramos, Camila Pitanga e outros consagrados em evidência, mas muitas ‘Kahtlens’ falam coisas bacanas para pouquíssimas pessoas.
Imaginem se pudéssemos celebrar as ideias e produção de influenciadoras e influenciadores que disputam espaço de nicho no meio de um mar de pessoas brancas ganhando notoriedade por razões que se resumem apenas aos privilégios de sua pele. Precisamos parar de esperar uma tragédia acontecer para pesquisar perfis nas redes sociais. Se nossa curiosidade atiça na morte, também pode ser avivada na vida.
Todo pequeno influenciador preto conhece outro pequeno influenciador. Peça dicas, pergunte se a pessoa que você segue conhece algum preto ou preta que fale sobre assuntos que te interessam no momento e leia, engaje, contrate o serviço. O shampoo de indicado para cabelos crespos por aquela mulher negra com cinco mil seguidores fará tão bem quanto a marca indicada por aquela bloguerinha branca com milhões que nem responde seus comentários.
Pessoas pretas precisam ser vistas, adoradas, lidas, aplaudidas em vida, enquanto seus olhos veem, seus ouvidos escutam, seus egos funcionam.
Se Kahtlen Romeu tivesse tido oportunidades de tirar a família de uma região violenta, se tivesse sido vista mais jovem, ganhado o dinheiro destinado a pessoas brancas com a mesma profissão, estaria viva? Não se pode afirmar em absoluto, mas as chances seriam a seu favor.
Olhe para as pessoas fantásticas que estão fazendo coisas incríveis ao seu lado. Celebre pessoas pretas em vida.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas