A premiação que homenageia os artistas e produções negras de maior destaque em Hollywood foi realizada na noite do último sábado, 16, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Queen Latifah foi a anfitriã do NAACP Awards 2024, que concedeu à ‘A Cor Púrpura’ o título de ‘Melhor Filme’ e a Fantasia Barrino, o prêmio de ‘Melhor Atriz’ pelo papel de ‘Celie’ no longa, que foi um dos grandes campeões da noite e concorria em 16 categorias, levando também ‘Melhor Figurino’, ‘Melhor Maquiagem’ e ‘Melhor Penteado’.
Durante o 55º prêmio anual da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP), Fantasia Barrino, que interpretou ‘Celie’, protagonista de ‘A Cor Púrpura’, foi a ganhadora da categoria de ‘Melhor Atriz’. Em seu discurso, Barrino confessou que não tinha preparado um discurso de agradecimento para a noite: “Não pensei que fosse vencer”, disse ela emocionada.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
“Eu estava com medo de interpretar Celie, mas estou feliz por ter feito isso, porque ficava dizendo: ‘Se eu não ganhar um prêmio, o prêmio que vou ganhar são as pessoas que vão assistir a Cor Púrpura’ e as mulheres que se identificarão com ela e se sentirão como Oscars quando saírem.”, disse a atriz que mesmo ganhando um Globo de Ouro pela atuação no clássico baseado no livro de Alice Walker, foi ignorada pelo Oscar.
Bastante aclamada pelo papel de ‘Shug Avery’ em ‘A Cor Púrpura’, Taraji P. Henson também teve seu trabalho reconhecido no NAACP Awards 2024 e foi escolhida ‘Melhor Atriz Coadjuvante’. Em seu discurso, a atriz lembrou que mulheres negras são mal pagas em Hollywood: “Eu só quero agradecer muito a vocês por aparecerem para mim o tempo todo, não apenas nas bilheterias ou assistindo o que eu estou, mas vocês viram o que aconteceu e vocês apareceram, vocês apareceram, você me mostrou amor”, afirmou. “É assustador falar a verdade, mas peço a todos vocês que falem a verdade, porque no final das contas isso é tudo que temos.”, destacou a atriz.
Colman Domingo, que além de vencer na categoria de ‘Melhor Ator Coadjuvante’ pelo personagem ‘Mister’ no longa dirigido por Blitz Bazawul, também levou o prêmio de ‘Melhor Ator’ pelo filme biográfico ‘Rustin’.
Confira os demais ganhadores da premiação
O inglês Damson idris foi reconhecido na categoria de ‘Melhor ator em série dramática de televisão’ pelo papel de Franklin Saint na série “Snowfall”. Índia Amarteifio ganhou como ‘Melhor Atriz em Série Dramática’ por ‘Rainha Charlotte: uma história de Bridgerton, que também ganhou como ‘Melhor Série’.
A série, ‘Abbott Elemntary’ foi a grande campeã das séries de comédia, levando prêmios na categoria ‘Melhor Série de Comédia’,
‘Melhor Atriz em Série de Comédia’ para Quinta Brunson e ‘Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia’ para William Stanford Davis. Ayo Edebiri conquistou a categoria de ‘Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia’.
Amanda Gorman, poetista e ativista, ganhou o ‘Prêmio do presidente’.
Usher, que recentemente foi a atração principal do show de intervalo da final do Super Bowl, venceu nas categorias “Artista do ano”, ‘Melhor Artista Masculino’ e levou também o ‘Prêmio do Presidente’. Enquanto a artista H.E.R., ganhou como ‘Melhor Artista Feminina’ e Victoria Monaet venceu como ‘Artista Revelação’.
A atriz e produtora Issa Rae levou o prêmio de ‘Desempenho de narração de personagem em um filme’ pela dublagem de Jessica Drew em ‘Homem Aranha: Através do Aranhaverso’. Já a atriz-mirirm Mila Davis Kent foi premiada na categoria ‘Melhor Performance Jovem em um Filme’ por viver Amara Creed, filha do protagonista, em Creed III.
Ava DuVernay ganhou como ‘Melhor Direção’ por ‘Origem’.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo