Como ativação do Festival Latinidades, o Museu das Favelas, localizado no Centro de São Paulo, terá uma programação especial em celebração ao Julho das Pretas. Como parte das atividades, a instituição vai receber o Fórum Estadual de Mulheres no Hip Hop, um evento que tem entre seus objetivos debater e valorizar a presença e o papel das mulheres no cenário do hip hop.
Agendado para o dia 23 de julho, das 10h às 18h, o Fórum acontecerá na Sala Multiuso e no Jardim do Museu das Favelas. A iniciativa propõe debates, oficinas e rodas de conversa, com o objetivo de amplificar as vozes e experiências das mulheres no universo do hip hop.
Notícias Relacionadas
Zezé Motta lidera a quarta temporada do Especial Mulher Negra no E! Entertainment
Julho das Pretas: Capital baiana recebe atividades culturais e formativas para empreendedoras negras no próximo domingo
Além do Fórum, o Museu das Favelas oferece uma diversificada programação ao longo do mês de julho, com atividades que valorizam a cultura afro-brasileira, como contação de histórias, jogos tradicionais, lançamento de livros, exposições virtuais e mediações artísticas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, reforçando o compromisso do museu com a promoção da igualdade racial e o reconhecimento das contribuições das mulheres negras na sociedade.
Já no dia 28 de julho, o Museu a pesquisadora Lívia Lima da Silva marca presença na primeira edição do “Pesquisa de Cria”, que visa incentivar a produção acadêmica de estudantes de quebradas, periferias e favelas de São Paulo. Organizado pelo Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca (CRIA) do Museu das Favelas, o intuito é promover encontros mensais para que estes jovens pesquisadores apresentem seus trabalhos, completos ou em curso, para pares e o público interessado. O primeiro encontro conta com a presença de Lívia Lima da Silva, que vai apresentar a pesquisa “A literatura fora do lugar: a constituição de poetas e escritores nos saraus das periferias de São Paulo”. Lívia Lima é jornalista e mestre em Estudos Culturais. Foi repórter, editora e uma das fundadoras da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, onde atualmente é consultora editorial. Também é co-fundadora e diretora institucional do Nós, mulheres da periferia.
O Museu das Favelas é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está localizado na Rua Guaianases, 1024, no bairro Campos Elíseos, em São Paulo. Mais informações sobre a programação completa podem ser encontradas no site oficial do museu.
Confira a programação completa no site do museu.
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário