Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, 25 de julho, o Site Mundo Negro, em parceria com L’Oréal Brasil e Mover – Movimento pela Equidade Racial, divulga lista com as 10 mulheres negras de destaque no Brasil. Os nomes serão celebrados num evento fechado para convidados que acontece na sede da L’Oréal Brasil, no Rio de Janeiro.

A iniciativa inédita no país tem como objetivo reforçar a importância da data e ressaltar a atuação de mulheres negras de diversas áreas de atuação que estão mudando suas histórias pessoais, de suas famílias e da sociedade, mas que ainda não contam com grandes destaques na mídia. O evento contará ainda com a culinária de Andressa Cabral, a chef que se inspira em suas origens e no design thinking para criar pratos únicos, saborosos e cheios de brasilidade.

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As 10 mulheres foram escolhidas pela CEO e editora-chefe do Mundo Negro, Silvia Nascimento, por meio do critério editorial que levou em conta a relevância e impacto social dessas mulheres em suas comunidades. Além disso, a lista foi construída com sugestões das mulheres negras que produzem conteúdo para o site e redes sociais.

“Assim como outras listas feitas por publishers, nós, como jornalistas, mais do que ninguém temos acessos a dados e informações que nos permitem elencar esses 10 nomes usando os critérios que usamos em tudo que entregamos para o nosso público. Pesquisamos, conversamos com pessoas, vimos a forma como essas mulheres ocupam ou criam espaços que têm mudado a história delas, e de quem convive com elas seja profissionalmente, seja pessoalmente. O reconhecimento de nomes não tão conhecidos também foi um dos critérios”, explica Silvia.

Abaixo, você confere as 10 mulheres negras contempladas. Maiores informações serão anunciadas na segunda-feira (25) através das redes sociais do Site Mundo Negro. O site com todos os detalhes sobre a lista já está disponível.

Ana K. Melo

Sócia e head de Diversidade & Inclusão da XP Inc., TEDx Speaker, palestrante e criadora de conteúdo nas redes sociais. Ana K. Melo compartilha a experiência de ser uma mulher negra e PcD fazendo história em uma das maiores empresas de investimento da América Latina. Formada em Marketing, Ana também fala sobre a importância da diversidade no mercado de trabalho e a discussão de pautas sobre saúde mental, equidade racial, de gênero e LGBTQI+.

Dra. Katleen Conceição

Dermatologista referência em pele negra. Dra. Katleen Conceição é pioneira em estudos sobre a pele do Brasil, ela é uma das primeiras médicas negras a ter destaque na mídia. A médica tem título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de ser Chefe do Ambulatório de Pele Negra da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Com uma agenda disputada, ela virou a queridinha entre os famosos como Lázaro Ramos, Juliana Alves, Preta Gil e Mumuzinho.

Patrícia Santos

CEO Fundadora da EmpregueAfro, Patrícia Santos comanda a principal consultoria de RH do Brasil focada em diversidade étnico-racial. A primeira consultoria com expertise em Treinamento, Recrutamento & Seleção para acompanhar e fazer mentoria de profissionais negros pós contratação. Empreendedora disruptiva, Patrícia é a primeira a trazer o tema de inclusão de negros no mercado do trabalho para agenda do mundo corporativo.

Michele Salles

Head de Diversidade e Inclusão e Saúde Mental América do Sul da Ambev, Michele Salles tem trabalhado na questão de inclusão para além da questão de raça em uma das maiores empresas brasileiras. Ela também é fundadora do Carreira Preta, que possibilita a transformação, de forma mais consciente, do impacto da diversidade nos negócios, na economia e na sociedade. Com mais de 15 anos de carreira em gestão de pessoas, Michele já entregou mais de vinte programas de liderança.

Luciene Malta Rodrigues

Com passagens por grandes empresas como Coca-Cola, L’Oreal e Itaú, Luciene Rodrigues é uma mulher negra, criada no subúrbio do RJ, que não se deixou limitar pelas barreiras sociais. Formada em Marketing e com MBA em Ciências do Consumo pela ESPM, tem mais de 10 anos de experiência em Trade Marketing, Shopper Marketing e Gerenciamento de Projetos, seu currículo, une sua vivência pessoal aos desafios do mundo corporativo para construção de processos , implementação de ações de comunicação e gestão de marca com um olhar mais diverso.

Rita Oliveira

Rita Oliveira é Head de Diversidade, Equidade e Inclusão e Líder do grupo de funcionários negros do Coletivo T’Challa da The Walt Disney Company. Como palestrante, Rita também fala sobre a importância de trabalhar a diversidade dentro do mercado de trabalho para alavancar os negócios. São mais de 25 anos de vendas, desenvolvimento de produtos, promoções e parcerias, diversidade e inclusão.

Márcia Silveira

Head de Diversidade e Inclusão da L’Oréal, Marcia Silveira é uma executiva que tem quebrado estereótipos em relação à maneira que o mercado de beleza se relaciona com mulheres negras. Recentemente, foi gerente de comunicação da L’Oréal Luxe, e, com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação e marketing já contribuiu com dezenas de empresas na construção de reputação das mesmas, notadamente com foco no mundo da beleza.

Raquel Virgínia

Artista premiada, duas vezes indicada ao Grammy Latino, decidiu criar a startup Nhaí. Uma empresa de consultoria de diversidade para empresas. Por meio de sua consultoria, já desenvolveu parcerias com empresas e agências de publicidade, com foco em incluir pessoas trans no ecossistema de inovação de empresas e produtos.

Mônica Anjos

Mônica Anjos é estilista com uma trajetória de sucesso no mercado da moda afro. Nascida e criada em Salvador, a grife, que carrega seu próprio nome, já é sinônimo de bom gosto, elegância e beleza. Indicada ao Prêmio Prime 2015, entre as 10 melhores marcas de Salvador na categoria Roupas Femininas. E recebeu também, o Troféu Mama África. Em 2021 decidiu expandir o negócio e abriu sua primeira loja fora de Salvador, na Vila Madalena, em São Paulo. Este ano, a estilista estreou, de forma presencial, nos desfiles da Casa de Criadores.

Juliana Olivera

Juliana Oliveira é fundadora da Agência Oliver Press, mudando as relações públicas e a assessoria de imprensa, trazendo o tema da diversidade em grandes corporações, desde 2015. Jornalista com 15 anos de experiência, Juliana iniciou a carreira em redação de revistas. Pouco tempo depois, migrou para a área de assessoria de imprensa, especializando-se no atendimento de clientes de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Nos últimos 10 anos, ela atuou na comunicação de mais de 300 startups.

Uma data para celebrar as mulheres negras

O Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha nasceu em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, realizado na República Dominicana. Desde então, o dia se tornou um marco internacional na luta contra as opressões raciais e de gênero contra mulheres negras.

Com o passar dos anos, uma série de eventos criados por organizações de mulheres negras preenchem o chamado Julho das Pretas com formações, eventos e atividades diversas que reforçam o protagonismo das mulheres negras no Brasil.

A data também celebra a existência de Tereza de Benguela. ​​No século XVIII, ela manteve um quilombo próspero, com uma defesa militar inteligente e uma gestão democrática durante 20 anos, na região do Mato Grosso. A “Rainha Negra do Pantanal” instalou um parlamento que foi um dos recursos que garantiu a paz e longevidade da sua comunidade, sem contar na sobrevivência de centenas de negros e indígenas que eram procurados por seus donos e caçados por bandeirantes.

L’Oréal Brasil na lista “Mulheres Negras Transformando Histórias”

No evento, a rede de afinidade AfroSou, que discute questões de raça dentro da L’Oréal Brasil participa da organização do evento. Apoiam também a lista o Stand Up, projeto global de L’Oréal Paris, que reforça a importância de educar e conscientizar a todos sobre o combate ao assédio contra mulheres em ambientes públicos. Para saber mais sobre o Stand Up e fazer o treinamento gratuito, acesse standup-brasil.com; a Divisão de Produtos de Grande Público que tem o propósito de democratizar o melhor da beleza para todas as pessoas e trouxe o lançamento de Elseve Cachos Longos dos Sonhos, com tecnologia e inovação; e a Divisão de Produtos Profissionais da empresa, com as marcas Kérastase e L’Oréal Professionnel que investiram em ações e lançamentos para tornar os salões de beleza do Brasil, espaços cada vez mais plurais e democráticos.

“Para a L’Oréal Brasil, Diversidade, Equidade e Inclusão fazem parte de uma agenda prioritária e estão no centro das decisões de negócio da companhia. Reforçando a relevância do tema nas nossas ações, nos unimos ao site Mundo Negro para promover este evento que irá celebrar a trajetória e o legado de mulheres negras que contribuem significativamente para a nossa sociedade” conclui Marcia Silveira, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da L’Oréal Brasil. 

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