O Movimento Negro Unificado (MNU), irá ingressar com queixa-crime contra o presidente Jair Bolsonaro em razão de comentários racistas proferidos ao final de sua live que foi ao ar ontem, (8) quinta-feira. Na saída do Planalto, acompanhado de um apoiador negro que usa cabelo estilo black power, diante de apoiadores e microfones de câmeras de TV e rádio, Bolsonaro pronunciou frases associando o corpo negro a barata, piolho e imundície.
Em uma das frases dirigidas ao apoiador, Bolsonaro afirmou,aos risos: “Olha o criador de baratas aqui. Você não pode tomar ivermectina, vai matar todos os seus piolhos”. Em seguida acrescentou: “Tu lava (sic) esse cabelo quantas vezes por mês?”, ao que o rapaz retificou “Por mês não, por semana”. Essa conversa foi similar a uma conversa que ele teve com o mesmo apoiador meses antes. O seguidor alegou que “não é um negro vitimista” e que “nada o difere de uma pessoa branca”.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
O presidente já fez declarações racistas antes. Em 2017, numa palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, Bolsonaro referiu-se expressamente aos quilombolas como vagabundos, inúteis, incapazes sequer de procriar e cujo peso deve ser medido em arrobas (unidade de peso utilizada para animais). Nesse caso, por maioria, a 1ª Turma do STF entendeu que não houve crime de racismo.
Segundo os advogados do MNU, Hédio Silva Jr, Wanderson Pinheiro e Sílvia Souza, uma mensagem com este conteúdo, veiculada pelo YouTube e por meios de comunicação, propaga um conteúdo criminoso à medida em que induz e incita os receptores a associarem o corpo negro à insetos e falta de asseio.
.Os advogados estão confiantes, baseados nas reiteradas assertivas racistas e homofóbicas de Bolsonaro, de que desta vez o STF irá determinar abertura de inquérito por crime de racismo.
Bolsonaro ficou por cerca de 1 hora no chamado “cercadinho” e disse aos apoiadores que estava com agenda livre enquanto fazia piadas de gosto duvidoso e atacava o PT e os trabalhos da CPI. Bolsonaro também fez piadas misóginas e fez oração com os integrantes do cercadinho.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety