“Movimento negro é a solidariedade das favelas, são as escolas de samba, são os terreiros”, diz Silvio Almeida em Roda Viva histórico

0
“Movimento negro é a solidariedade das favelas, são as escolas de samba, são os terreiros”, diz Silvio Almeida em Roda Viva histórico
O Prof. Silvio de Almeida (Foto: Reprodução TV Cultura)

Silvio Almeida esteve no centro do Roda Vida na noite de segunda-feira, 22, e além da aula sobre questões raciais, nos brindou com uma das mais lindas definições sobre que é o movimento negro: “Movimento negro é a solidariedade que existe dentro das favelas, são as escolas de samba, são os terreiros. São lugares de aprendizado. Não teve um momento em que o movimento negro tenha abandonado seus jovens.”

Um dos assuntos mais comentados no Twitter, a entrevista com o filósofo, jurista e professor trouxe mais sofisticação para a discussão racial tão presente na mídia e redes sociais desde o assassinato de George Floyd.

Notícias Relacionadas


Silvio falou diversas vezes sobre a perversidade do racismo, racismo estrutural e necropolítica, tema que que ele associa ao enfraquecimento do Estado, tão essencial em tempos de pandemia por conta do coronavírus. “Ser antirracista é incompatível com outra coisa que não seja a defesa do SUS”, destacou o professor.

Almeida ressaltou a urgência de não de dissociar o racismo da economia, visto que a diversidade gera lucro e dessa forma  “o racismo é incompatível com o desenvolvimento econômico”.

Ao falar sobre meios de comunicação, o jurista atacou a imprensa como agente de perpetuação do racismo.  “ A imprensa é conivente com a propagação da imagem do negro como ser subalterno”, detalhou o intelectual.

O professor também celebrou a importância das mulheres negras. “As mulheres negras hoje lideram o movimento negro. […] É impossível pensar a dimensão da luta antirracista se não houver também uma luta pela igualdade de gênero, isso é fundamental.”

Na bancada do Roda Viva, além da apresentadora Vera Magalhães estiveram participando Flavia Lima (Folha), Joyce Ribeiro (TV Cultura), Paulo Cruz (Gazeta do Povo), Paula Miraglia (Nexus) e Thiago Amparo (FGV).

Confira o programa na íntegra.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display