De 27 de agosto a 05 de setembro, o NICHO 54, instituto que trabalha pela promoção e valorização dos negros brasileiros no audiovisual, apresenta a mostra Insurreição!
A seleção traz ficções e documentários produzidos ao longo de seis décadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Argélia, Cuba e Gana, divididos em três eixos temáticos ou campos de resistência à opressão: Não Me Curvarei!, Formas de Existir Negro e Nem Tudo Cabe na Representatividade.
Notícias Relacionadas
Pantera Negra 3| Três atores recusam papel de T'Challa, segundo youtuber
Animação biográfica de Pharrell Williams estreia no Brasil e revive trajetória do artista em Lego 3D
Com produções de horror, comédia e obras experimentais que buscam a reflexão do público para temas como processos coloniais, resistência à escravização e formação da sociedade brasileira. Destaque para o curta-metragem “Entenda o processo colonial em 5 minutos”, de Ana Julia Travia, narrado pela atriz e poeta Roberta Estrela D’Alva.
“Quando pensamos em resistência negra, qual forma ela toma? Com quais corpos a associamos? A nossa abordagem curatorial em “Insurreição!” convida o público a repensar pré-concepções e ir além da imagem do homem negro como símbolo único da militância. Priorizamos um entendimento amplo de luta negra, trazendo para destaque também os corpos dissidentes que constroem espaços divergentes da cisheteronormatividade”, afirma Heitor Augusto, programador-chefe do NICHO 54 e curador da mostra.
“Insurreição!” é a segunda mostra promovida pelo Eixo Curatorial do NICHO 54 neste ano. A primeira delas foi a “América Negra: Conversas Entre as Negritudes Latino-americanas”, que exibiu 35 filmes, produzidos em 10 países diferentes, entre os dias 04 e 13 de junho.
Contando com grande audiência internacional, a mostra foi vista em mais de 20 países, entre eles Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Equador e México.
A programação da mostra “Insurreição!” será exibida pela plataforma de streaming exclusiva SALA 54 (www.sala54.com.br), que abriga todas as mostras online de filmes do NICHO 54. Cada título ficará disponível para acesso por um período de 47 horas a partir da data de estreia no site, que será sempre às 19h.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety