Morte do ator Andre Braugher ressalta prevalência de câncer de pulmão entre homens negros nos EUA

0
Morte do ator Andre Braugher ressalta prevalência de câncer de pulmão entre homens negros nos EUA
Foto: Jeff Kravitz/FilmMagic

No dia 12 de dezembro, o ator vencedor do Emmy, Andre Braugher, faleceu aos 61 anos por complicações causadas pelo câncer no pulmão. O intérprete do Capitão Holt na série ‘Brooklyn Nine-Nine’, lutava contra a doença há poucos meses. O ator entrou para uma estatística preocupante em termos de saúde, considerando que a prevalência do câncer de pulmão é maior entre os homens negros nos Estados Unidos, segundo dados da Associação Pulmonar Americana publicados em uma reportagem da NBC News.

De acordo com o estudo, um em cada 16 homens negros será diagnosticado com câncer de pulmão ao longo da vida nos Estados Unidos. E apenas 12% deles terá a probabilidade de ser diagnosticado ainda na fase inicial da doença. Segundo a associação, “os homens negros têm maior probabilidade de contrair câncer de pulmão e morrer por causa dele do que homens brancos, apesar das taxas de tabagismo historicamente mais baixas”.

Notícias Relacionadas


E a razão está mais ligada a fatores sociais e econômicos que afetam em maioria a população norte-americana negra do que a fatores genéticos relacionados à raça. Além do diagnóstico em estágio avançado, homens negros americanos também sofrem com a menor probabilidade de receber tratamento cirúrgico ou qualquer tipo de tratamento se comparado à situação de homens brancos.

O estudo afirma que: “Homens e mulheres negros com câncer de pulmão têm significativamente menos probabilidade do que homens e mulheres brancos de serem diagnosticados em estágio inicial, antes de o câncer se espalhar, quando o tratamento tem mais chance de ser curativo.”

No Brasil, os dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), não trazem um recorte racial, mas informam que o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens, somando 18.020 novos casos por ano, sendo o que mais causa morte entre os homens no país.

Aqui, assim como nos EUA, as mortes por câncer de pulmão estão ligadas ao tabagismo. De acordo com o INCA, no Brasil, 85% dos diagnósticos estão associados ao consumo de derivados do tabaco. Já nos Estados Unidos, 80% a 90% das mortes por câncer de pulmão tem ligação com tabagismo e 10 a 20% dos casos de câncer acontecem com pessoas que nunca fumaram ou que fumaram menos de 100 cigarros durante toda a vida, segundo dados do Centros. para Controle e Prevenção de Doenças, obtidos pela NBC.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display