Uma petição online foi criada por cidadãos do estado de Minnesota, nos Estados Unidos, solicitando às autoridades que substituam uma estátua do navegador Cristóvão Colombo. De acordo com o jornal The Independent, o objetivo é colocar no lugar um busto de Prince.
“Em todo o país os governos municipais estão optando por remover estátuas de supremacistas brancos, proprietários de escravos e aqueles que ameaçaram o sustento do povo negro. Aqui em Minnesota, as comunidades estão reacendendo a demanda para derrubar o monumento estadual de Cristóvão Colombo, um homem que assassinou, estuprou e escravizou povos negros e nativos das Américas”.
Notícias Relacionadas
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio
A escolha do artista se dá pelo fato de que, além de ter nascido no estado em 1958, ele também foi uma importante voz na luta por justiça social e racial por meio da própria arte. Os responsáveis pelo texto também argumentam que não acreditam que Colombo represente os valores que carregam.
“Em vez de glorificar um homem que queria extinguir povos negros e nativos, devemos honrar os membros de nossa comunidade cuja liderança achamos inspiradoras”.
Lançado na internet em 2017, cerca de três anos antes da morte do segurança George Floyd, que deflagrou uma série de manifestações semelhantes em todo o mundo, o documento voltou a ganhar força. Até o momento, cerca de 10 mil assinaturas já foram coletadas.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil