Após temporada no Rio de Janeiro, o monólogo “Eu sou um Hamlet”, protagonizado pelo ator e diretor Rodrigo França, estreia em São Paulo na próxima quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, no auditório do Sesc Pinheiros.
Com direção de Fernando Philbert, o espetáculo traz uma releitura contemporânea da obra de Shakespeare, destacando questões sociais e raciais. Com tradução assinada por Aderbal Freire-Filho, Wagner Moura e Barbara Harrington, a peça ficará em cartaz no Sesc até o dia 22 de fevereiro.
Notícias Relacionadas
Cynthia Erivo, Keke Palmer e Kendrick Lamar estão entre os principais indicados ao NAACP Image Awards
Mulher agride motorista de Uber após ele recusar entrar na garagem de prédio
Na adaptação, que é fruto de uma colaboração criativa entre Jonathan Raymundo, Philbert e França, as falas do príncipe dinamarquês ganham novos contornos ao serem interpretadas por um ator negro. O espetáculo reflete sobre o impacto da segregação e da violência social, inserindo o dilema da identidade racial em um contexto universal.
“Shakespeare foi popular em sua época ao se comunicar com todos, de nobres aos populares. Não será diferente em nossa montagem. Quero que a tia do Complexo do Alemão saia do teatro contemplada, assim como a madame do Leblon”, afirma França.
A peça aborda temas como o mito da democracia racial, a luta por justiça e a resistência frente a um sistema que oprime negros, LGBTs, pobres e outros grupos marginalizados. “Nosso Hamlet questiona como chegamos a um mundo de tensões e busca respostas nos ancestrais para enfrentar essa batalha”, explica o diretor Fernando Philbert.
Para França, interpretar Hamlet é significativo por desafiar estereótipos de elenco. “O texto reflete o ser humano, mas ganha outra dimensão quando vivenciado por um ator negro. Nossos fantasmas ainda clamam, e os diversos ‘Hamlets’ brasileiros só querem justiça. Não podemos dispersar, pois os meninos estão morrendo lá fora”, conclui o ator.
SERVIÇO
Data: de 9 de janeiro até 22 de fevereiro, às quintas, sextas e sábados.
Horários: às 20h, e feriados, às 18h.
Os ingressos variam de R$15 a R$50.
Endereço: Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros
Notícias Recentes
Cynthia Erivo, Keke Palmer e Kendrick Lamar estão entre os principais indicados ao NAACP Image Awards
Mulher agride motorista de Uber após ele recusar entrar na garagem de prédio