O Hall da Fama do Rock & Roll anunciou nesta quarta-feira (03) os homenageados de 2023, entre eles, estão a cantora Missy Elliot e o DJ Kool Herc, o “pai” do Hip-Hop. Também estão incluídos na lista a cantora e compositora Chaka Khan e o apresentador Don Cornelius.
Missy Elliott é uma dos sete indicados na categoria artista da classe 2023. Esse foi o primeiro ano da cantora como legítima para o prêmio é a única desta edição a conseguir entrar para o hall na sua primeira indicação. “Missy Elliott ganhou a primeira votação, assim como Eminem conseguiu a primeira votação no ano passado e Jay-Z no ano anterior. Portanto, se há uma linha de raciocínio que estamos vendo, ela mostra o poder da cultura da música hip-hop agora, como se já não soubéssemos, no que diz respeito à rapidez com que esses artistas estão sendo reconhecidos na primeira votação”, John Sykes, presidente da Rock & Roll Hall of Fame Foundation.
Notícias Relacionadas
Beyoncé é eleita a maior estrela pop do século 21; veja lista completa com artistas negros
Kendrick Lamar anuncia turnê por estádios na América do Norte com SZA após estreia de álbum surpresa
Já no prêmio Influência Musical, que homenageia os artistas que tiveram grande impacto na música e inspiraram, está o DJ Kool Herc, o criador do Hip-Hop. Mesmo sendo um dos menos conhecidos da classe, ele teve uma grande contribuição para a música e sua entrada para o hall vem no mesmo ano que o Hip-Hop completa 50 anos.
“O incrível grupo de homenageados deste ano reflete os diversos artistas e sons que definem o rock & roll”, disse Sykes. “Estamos honrados que a cerimônia de posse de novembro em Nova York coincida com dois marcos na cultura musical; o 90º aniversário de Willie Nelson e o 50º aniversário do nascimento do Hip Hop.”
No prêmio Excelência Musical, está a cantora e integrante da banda de funk/soul Rufus, Chaka Khan, que se tornou uma das principais vozes femininas dos anos 70. No prêmio Ahmet Ertegun, que homenageia pessoas da indústria que ajudaram no crescimento musical, está o apresentador do programa Soul Train, Don Cornelius, que ajudou no crescimento do R&B e do funk dos anos 70 a 90.
O Hall da Fama do Rock & Roll, diferente do que o nome diz, não é uma premiação do rock, mas sim da música jovem e da indústria cultural. Como a própria biografia do prêmio diz: “Nascido da colisão de rhythm & blues, country e gospel, o rock & roll é um espírito inclusivo e em constante mudança.”
Para entrar no Hall da Fama do Rock os artistas precisam ter lançado seus projetos musicais 25 anos antes da indicação. A 38ª Cerimônia Anual de Indução do Hall da Fama do Rock & Roll acontece no dia 3 de novembro em Nova Iorque, EUA.
Notícias Recentes
Trabalhadora negra é resgatada após viver 28 anos em situação de escravidão na casa de vereadora em Minas Gerais
Como os negócios podem ajudar a combater o racismo ambiental?