Minissérie Revolta dos Malês se classifica para prêmio do International Black Film

0
4444
Cenas da minissérie Revolta dos Malês

Ao lado de obras nigerianas e inglesas a série brasileira de 2019 produzida pelo Sesc TV ficou entre as cinco finalistas da categoria Melhor Narrativa Internacional. O International Black Film Festival já está em sua 14º edição e tem como missão exibir produções que levem às telas as histórias negras contadas em termos historicamente corretos e do ponto de vista de seus protagonistas, e é o que “Revolta dos Malês promete.

A série “Revolta dos Malês” narra a história de africanos muçulmanos, trazidos da Nigéria e escravizados no Brasil, que se rebelam contra a opressão e iniciam uma luta pela liberdade, mas que teve também motivação religiosa. Com apenas 5 capítulos a minissérie conta um pouco do triste passado escravocrata do Brasil que é pouco falado.

Confira a presentação da série:

Considerado o maior levante que ocorreu na Bahia no início do século XIX, a Revolta dos Malês tinha como objetivo libertar todos os negros escravizados da religião islâmica, além de matar pessoas consideradas traidoras – independentemente da etnia – e, assim, tomar o poder para transformar a Bahia em um estado muçulmano.

A produção tem como fio condutor a história de Guilhermina, uma mãe que luta para libertar a sua filha da escravidão e tenta comprar a sua própria liberdade.

E para dar a vida aos personagens de forma intensa e fiel, a série tem como protagonistas descendentes africanos. “Foi um momento de encontro com atrizes e atores afrodescendentes talentosos. Elaboramos uma construção artística que nos levou a um aprofundamento fundamental para nosso ofício. Éramos um grupo empenhado não somente em contar, mas em conhecer nossa própria história”, expõe o diretor Jeferson De.

 O cineasta completa: “Como diria James Baldwin ‘[…] podemos até conhecer os fracassos de uma pessoa, mas nem sempre conhecemos sua luta’. Foi esta luta de mulheres e homens que queríamos conhecer e contar”.
A série “Revolta dos Malês” é uma excelente oportunidade para conhecermos um pouco mais da história e luta dos nossos antepassados através do olhar de pessoas pretas e pela atuação e entrega de pessoas pretas.

A série está disponível gratuitamente e livre de cadastros no Sesctv on demand, vale a pena conferir esta obra.

Comments