Mensageiro da verdade ou “Mensaleiro da Vulgaridade”?

0
Mensageiro da verdade ou “Mensaleiro da Vulgaridade”?
Valter, no BBB

As várias opiniões sobre a ida de artistas do Hip Hop brasileiro até às telinhas têm trazido bastante polêmica. Menos de um mês da estreia do Clipe “Vibe da Nite” de MV Bill (o suposto Mensageiro da Verdade), ter estourado, recebemos a notícia de que o também Rapper, Slim Rimografia, irá participar do programa Reality Show, Big Brother Brasil, na Rede Globo!

Por Douglas Brown

Notícias Relacionadas


A maior questão abordada pelos seguidores do RAP Nacional não é exatamente a ida desses à mídia, mas sim o comportamento que precisam adotar, ou escolhem adotar lá.

Falando de MV Bill, o rapper sempre divulgou em suas letras que a favela não tinha espaço, que os pretos não eram exibidos como os brancos são na mídia. Em uma de suas músicas, o cantor destaca até o Domingão do Faustão, como exemplo de desigualdade e racismo, quando diz que só tem paquita loira. ‘Shazam’, advinha qual a aparência física da “musa” escolhida por ele em seu novo clipe, “Vibe da Nite”? Ela é branca! Não se parece com ele, nem com índios, nem orientais, nem com o povo da periferia que o exaltava como o Rei do RAP.

httpv://www.youtube.com/watch?v=q5BhUgMsvNI

Pode-se se justificar pelo fato do clipe ter sido produzido no Sul. Mas como todo artista, ele teria o direito de levar quem ele quisesse. O clipe mostra o cantor com pinta de galã, que vai às baladas ostentando suas bebidas e seu carrão, e também sua bela acompanhante. A tal companheira tem as mesma descrições físicas daquela paquita que um dia ele criticou em plena tarde domingo, no programa do Faustão! E ironicamente uma moça bem parecida com o padrão citado como símbolo da desigualdade, é exibida como a mais perfeita dama, em seu clipe! Teria Bill se “vendido” ao canal que o projetou como estrela negra da Globo? Teria o Rapper mudado seus conceitos sobre a visão do RAP?

O que dizer sobre a participação de outro Rapper na emissora Rede Globo? O cantor de Hip Hop, Slim, participará da próxima edição do BBB e trouxe polêmica também, dentro do meio a que se indica que o RAP Nacional aborda temas como racismo, desigualdade social, e violência policial.

Recentemente o Rapper consagrado, Edy Rock, disse na emissora, no programa Caldeirão do Huck, que a mensagem do RAP tem de ser levada aos pontos mais vistos. Ótimo, a Rede Globo é a maior emissora de nosso país, mas justamente por este fator, será que os diretores liberariam os versos que muitos de nós, negros, costumávamos ouvir quando crianças? Será que a liberdade de expressão não será transformada em Sutilidade da Expressão? Em uma emissora grande como a Globo, quem manda são os gestores de produção ou os Rappers convidados? Quem de lá, se emocionará com as letras reais, as de origem cantadas por tais cantores do gênero? Quem terá sede de justiça, sendo que os injustiçados estão do lado de cá?

Dá-se a grana que eles querem, e nós constuimos o que eles falarão (cantarão).

Quem acredita na veracidade dos fatos de que todos esses Rappers, grandes ou pequenos vão falar sobre a realidade cruel que vivemos na periferia, são os mesmos que passaram a vida toda acreditando que o presente deixado no pé da cama, era deixado por um idoso caucasiano bondoso, de barba longa e alva.

Aos irmãos que viveram a sanguinária vida cantada por estes e outros rappers no passado, que passem a olhar com os olhos do presente, ou a solução para todos os revolucionários do meio artístico será o dinheiro. E isso, é o que não falta à elite! E isso é o que eu não quero.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Previous article Quilombo do Terror
Next article Mulatólogo não é profissão, é machismo
Silvia Nascimento é jornalista e diretora de conteúdo do site Mundo Negro, curadora digital e produtora de conteúdo especializada em questões étnicas. Pisciana contestadora ela é consciente do seu propósito e exerce sua liberdade por meio da escrita. Ah, ela ainda realizou o primeiro curso dedicado apenas black creators no Youtube. Contato: silvia@mundonegro.inf.br

No posts to display