“Medida Provisória” e “Marte Um” lideram indicações no 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

0
“Medida Provisória” e “Marte Um” lideram indicações no 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Foto: Divulgação

Na semana do cinema nacional, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou a lista dos finalistas do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a maior premiação do audiovisual brasileiro. Os filmes “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos e “Marte Um”, de Gabriel Martins, são os filmes com mais indicações. A premiação acontece no dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro.

O longa-metragem “Medida Provisória” é o favorito, com 15 indicações, seguido por “Marte Um”, com 13 indicações. Lázaro Ramos concorre na categoria “Melhor Primeira Direção De Longa-Metragem”, por sua estreia como diretor, e Gabriel Martins concorre na categoria “Melhor Direção”.

Notícias Relacionadas


Os finalistas são escolhidos por profissionais do audiovisual de todas as áreas do setor associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. Nesta edição, foram indicados 34 longas-metragens brasileiros e 12 longas estrangeiros que concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, mais o prêmio do Voto Popular. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação) e 14 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).

Uma das novidades é que os filmes ibero-americanos foram indicados pelas Academias de seus respectivos países e não pelas distribuidoras. São elas: Academia de Cine de Chile, Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina, Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España, Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas e Academia Portuguesa de Cinema.

Outras novidades são que séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinguir produções independentes da TV aberta, TV Paga e OTT, e a categoria “Melhor Longa-Metragem Comédia” concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.

“É uma alegria imensa chegar à 23ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que, não por acaso, chama-se, com toda a pertinência, reverência e reconhecimento, Prêmio Grande Otelo. Esse é um ano muito especial porque se comemora também 125 anos do cinema brasileiro e ele se mostra cada vez mais plural. O Brasil é plural. Viva nosso encontro! Viva nossos filmes! Viva a nossa insistência!”, comentou a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Os vencedores de cada categoria serão escolhidos entre os dias 29 de junho a 10 de julho, com votação entre os associados. No dia 23 de julho, serão abertos os votos populares nas categorias de drama, comédia e documentário. A abertura dos envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC Brasil.

A cerimônia acontece no dia 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display