Na semana do cinema nacional, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou a lista dos finalistas do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a maior premiação do audiovisual brasileiro. Os filmes “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos e “Marte Um”, de Gabriel Martins, são os filmes com mais indicações. A premiação acontece no dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro.
O longa-metragem “Medida Provisória” é o favorito, com 15 indicações, seguido por “Marte Um”, com 13 indicações. Lázaro Ramos concorre na categoria “Melhor Primeira Direção De Longa-Metragem”, por sua estreia como diretor, e Gabriel Martins concorre na categoria “Melhor Direção”.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Os finalistas são escolhidos por profissionais do audiovisual de todas as áreas do setor associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. Nesta edição, foram indicados 34 longas-metragens brasileiros e 12 longas estrangeiros que concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, mais o prêmio do Voto Popular. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação) e 14 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).
Uma das novidades é que os filmes ibero-americanos foram indicados pelas Academias de seus respectivos países e não pelas distribuidoras. São elas: Academia de Cine de Chile, Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina, Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España, Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas e Academia Portuguesa de Cinema.
Outras novidades são que séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinguir produções independentes da TV aberta, TV Paga e OTT, e a categoria “Melhor Longa-Metragem Comédia” concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.
“É uma alegria imensa chegar à 23ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que, não por acaso, chama-se, com toda a pertinência, reverência e reconhecimento, Prêmio Grande Otelo. Esse é um ano muito especial porque se comemora também 125 anos do cinema brasileiro e ele se mostra cada vez mais plural. O Brasil é plural. Viva nosso encontro! Viva nossos filmes! Viva a nossa insistência!”, comentou a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
Os vencedores de cada categoria serão escolhidos entre os dias 29 de junho a 10 de julho, com votação entre os associados. No dia 23 de julho, serão abertos os votos populares nas categorias de drama, comédia e documentário. A abertura dos envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC Brasil.
A cerimônia acontece no dia 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia.
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday