Com um conjunto de cerca de 56 obras, a mostra ‘Novo Poder: passabilidade’, do artista carioca, Maxwell Alexandre, oferece uma experiência reflexiva sobre a interseção entre identidade, poder e passagem, abordando a relação entre moda, arte e a circulação de pessoas negras em espaços expositivos. O artista nascido e criado na favela da Rocinha, o vencedor do prêmio Pipa 2021 é um dos grandes nomes da arte contemporânea e já teve obras expostas em Nova York, Paris, Londres, Madrid e Marrakech.
A exposição individual da série, abriu ao público no dia 19 de abril, na última sexta-feira, e seguirá a programação até o dia 29 de setembro de 2024, no espaço Arte I (5º andar), no Sesc Avenida Paulista, com entrada gratuita. A mostra já foi exposta em fevereiro de 2023, em Madrid, na Espanha, e ganhou desdobramento no 1º Pavilhão Maxwell Alexandre, no Rio de Janeiro.
Notícias Relacionadas
Festival Feira Preta anuncia datas para 2025 e seguirá com o tema "Ser Feliz é a Nossa Revolução"
‘Rendezvous in Paris’: Filme-concerto de Usher estreia nos cinemas brasileiros a partir de 12 de setembro
Em suas obras, o artista dá ênfase a três signos base: as cores preta, branca e parda. A cor preta é manifestada pela representação dos personagens; a cor branca aponta para o espaço expositivo, assim como o conhecimento acadêmico, e a cor parda representa a obra de arte e também faz referência ao próprio papel, que é o suporte principal da série.
“A Moda e a Arte são dois campos da cultura hegemônica ocidental que se consolidaram a partir da modernidade, cada um com suas especificidades, tendo como ponto em comum a forte influência que ambos exercem na construção de distinções sociais”, explica Maxwell.
Maxwell Alexandre graduou-se em Design na PUC-Rio em 2016. No ano seguinte, passou a integrar o circuito oficial de arte contemporânea com o trabalho “Tão Saudável quanto um carinho”, a partir da exposição coletiva ‘Carpintaria para Todos’, na galeria Fortes D’Aloia e Gabriel. Em 2018, participou da residência artística na Delfina Foundation e realizou a sua primeira exposição individual “O Batismo de Maxwell Alexandre”, n’A Gentil Carioca, Rio de Janeiro. Em 2023, ganhou o prêmio de Homem do Ano na categoria Cultura pela GQ Brasil.
Serviço
Exposição – Novo Poder: passabilidade.
Artista e curadoria: Maxwell Alexandre
Horários de visitação: até o dia 29 de setembro de 2024. Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 19h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Classificação etária: Livre
Local: Arte I – 5º andar
Recursos de acessibilidade: objetos táteis, libras e audiodescrição
Gratuito – Aberto ao público
Notícias Recentes
Rock in Rio 2024: Will Smith, Tyla, Akon e IZA estão entre as principais atrações da segunda semana do festival
Indígenas e quilombolas representam mais da metade dos brigadistas no combate às queimadas no Brasil