O filme brasileiro “Marte Um“, do diretor Gabriel Martins, não conseguiu entrar na lista com quinze pré-indicados ao Oscar 2023, na categoria Melhor Filme Internacional. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez a divulgação foi nesta quarta-feira (21). 

Sem nenhum filme brasileiro na lista, os outros longas agora disputam uma vaga entre os cinco lugares na categoria. A premiação será no dia 12 de março.

Notícias Relacionadas


No Instagram, Gabriel publicou uma longa nota escrita junto com a equipe do filme. “Quando recebemos a notícia que MARTE UM havia sido selecionado para representar o Oscar 2023, recebemos junto uma incumbência: a expectativa de quebrar o jejum de 25 anos sem uma indicação para o país”.

“A ideia de que precisávamos de um Oscar nunca pareceu mesmo fazer sentido, pois estamos seguindo firmes e fortes, mesmo com desmonte, com crises e com mudanças de uma indústria que não se vê partidária da independência. Dito isso, todo mundo queria esse Oscar, inclusive a gente, que antes dessa escolha nem sabíamos que também queríamos essa validação para o cinema que fazemos”, diz em outro trecho do texto.

Ao descobrirem que precisavam fazer uma campanha política para se manter na disputa, perceberam ainda mais o significado do troféu. “Nos aventuramos em fazer campanha, levar o filme para lugares que não o conheciam, pessoas que puderam ver nele a esperança de um cinema da periferia, de personagens pretos, de gente com sentimento e legitimidade afetiva”.

Para finalizar o texto emocionante sobre a jornada de todos nesta campanha ao Oscar, ficou um agradecimento a todo mundo “que torceu e nos emanou amor, pois sentimos de modo retumbante”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments