O filme brasileiro “Marte Um“, do diretor Gabriel Martins, não conseguiu entrar na lista com quinze pré-indicados ao Oscar 2023, na categoria Melhor Filme Internacional. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez a divulgação foi nesta quarta-feira (21).
Sem nenhum filme brasileiro na lista, os outros longas agora disputam uma vaga entre os cinco lugares na categoria. A premiação será no dia 12 de março.
Notícias Relacionadas
Após declaração de Denzel Washington, executivos da Marvel Studios confirmam Pantera Negra 3
Com 40 juízas negras nomeadas, governo Biden quebra recorde histórico no judiciário dos EUA
No Instagram, Gabriel publicou uma longa nota escrita junto com a equipe do filme. “Quando recebemos a notícia que MARTE UM havia sido selecionado para representar o Oscar 2023, recebemos junto uma incumbência: a expectativa de quebrar o jejum de 25 anos sem uma indicação para o país”.
“A ideia de que precisávamos de um Oscar nunca pareceu mesmo fazer sentido, pois estamos seguindo firmes e fortes, mesmo com desmonte, com crises e com mudanças de uma indústria que não se vê partidária da independência. Dito isso, todo mundo queria esse Oscar, inclusive a gente, que antes dessa escolha nem sabíamos que também queríamos essa validação para o cinema que fazemos”, diz em outro trecho do texto.
Ao descobrirem que precisavam fazer uma campanha política para se manter na disputa, perceberam ainda mais o significado do troféu. “Nos aventuramos em fazer campanha, levar o filme para lugares que não o conheciam, pessoas que puderam ver nele a esperança de um cinema da periferia, de personagens pretos, de gente com sentimento e legitimidade afetiva”.
Para finalizar o texto emocionante sobre a jornada de todos nesta campanha ao Oscar, ficou um agradecimento a todo mundo “que torceu e nos emanou amor, pois sentimos de modo retumbante”.
Notícias Recentes
Sueli Carneiro se torna a primeira brasileira reconhecida como cidadã beninense
Iza anuncia lançamento de música e clipe em homenagem à sua filha, Nala