Na corrida pelo Oscar! O filme “Marte Um“, de Gabriel Martins, foi comprado pela distribuidora Array Releasing, de Ava DuVernay, segundo a Variety. A obtenção de direitos dará a oportunidade do longa ser exibido em cinemas selecionados nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O público norte-americano também poderá assistir o filme na Netflix, a partir do dia 5 de janeiro.
“Marte Um” está representando o Brasil para conquistar uma vaga no Oscar 2023 e as novidades aproximam o filme ainda mais aos favoritos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas irá divulgar a pré-lista de filmes concorrentes ao Oscar no dia 21 de dezembro. A premiação está agendada para março de 2023.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
“Gabriel Martins criou um drama cheio de emoções em sua primeira estreia solo na direção”, disse Tilane Jones, presidente da Array. “A Array tem o orgulho de distribuir ‘Marte Um, que marca a primeira vez que o Brasil escolhe um filme de um diretor negro brasileiro para representar o país no Oscar de melhor longa internacional”, completou.
O filme lançado em agosto deste ano já está fazendo histórias nas premiações de cinema. Após estreia no Festival de Sundance, nos EUA, “Marte Um” foi aclamado no Festival de Gramado por levar os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri.
Nos EUA, o longa também recebeu troféu de Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco no Out On Film Festival – Atlanta LGBTQ Film Festival e Melhor Longa de Ficção no Nashville Film Festival.
Sinopse
O filme traz o cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), o caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não há muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.
O pai, Wellington (Carlos Francisco), é porteiro em um prédio de elite, e há um bom tempo está sem beber, uma informação que compartilha com orgulho em sessões do AA. Tércia (Rejane Faria) é a matriarca que, depois um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão, acredita que está sofrendo de uma maldição. Por fim, a filha mais velha é Eunice (Camilla Damião), que pretende se mudar para um apartamento com sua namorada (Ana Hilário), mas não tem coragem de contar aos pais.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas