Neste ano, a Mostra 3M de Arte realiza sua décima edição e escolheu um dos espaços públicos mais importantes da cidade de São Paulo para comemorar: o Parque Ibirapuera. Entre os dias 7 de novembro e 6 de dezembro, ocorrerá a ocupação do parque com dez instalações, totalmente ao ar livre a partir da temática “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”. Viabilizada pelo patrocínio da 3M via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a 10ª Mostra 3M de Arte selecionou quatro artistas via edital e seis convidados. Entre os selecionados via edital, estão os artistas negros Maré de Matos e Rafael RG, que juntos irão ocupar o parque e incentivar reflexões sobre a relação do indivíduo e coletividade na sociedade.
A Mostra que discute o coletivo e a arte encontrou um desafio: ocupar o espaço público no momento pós isolamento social intensivo. Em um ano que o distanciamento foi – e tem sido – necessário para o restabelecimento do convívio, mais do que nunca a produção artística nacional carece de impulsionamento. A exposição conta com a curadoria de Camila Bechelany e irá promover a ressignificação do nosso envolvimento com a arte em um momento em que estar dentro de uma sala de museu se tornou complicado.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
Para a 3M, que patrocina a Mostra desde sua primeira edição em saudável iniciativa para construir um projeto cultural duradouro, o tema “Lugar comum: travessias e coletividades na cidade” trabalha com pilares fundamentais da empresa. “A 10ª Mostra 3M de Arte reflete nosso espírito de colaboração e criatividade e nossa visão por uma integração respeitosa com o ambiente físico e social; apoiar a Mostra por uma década e vê-la evoluir todo ano, levando arte e reflexão a espaços públicos nos aproxima ainda mais da sociedade também pela preciosa dimensão cultural”, completa Luiz Eduardo Serafim, Head de Marca e Comunicação da 3M do Brasil.
O edital – que teve um papel muito importante no atual momento de crise no mundo cultural – inicialmente previa somente três artistas selecionados, porém devido às circunstâncias vividas pelos artistas e à grande procura, a equipe da Mostra decidiu disponibilizar uma quarta vaga. Sendo assim, os selecionados foram: Maré de Matos (SP), Rafael RG (SP), Narciso Rosário (PI), Coletivo Foi à Feira (SP e ES) e a dupla Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro (SP). Os convidados para a Mostra são Camila Sposati (SP), Cinthia Marcelle (MG), Diran Castro (SP), Lenora de Barros (SP) e Luiza Crosman (RJ)).
Após a chegada da pandemia e suas limitações, tanto as obras quanto a Mostra foram completamente repensadas. Rafael RG apresenta duas obras: “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” e “Astral”. A primeira – “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos”- é inspirada na biografia da abolicionista e ativista norte-americana Harriet Tubman – mulher negra que lutou pelo fim da escravidão nos EUA e fazia sua rota de fuga baseada na observação da constelação da Estrela Norte. A criação será uma instalação na área externa com backlight. Já no Planetário Professor Aristóteles Orsini (planetário do Ibirapuera), o artista apresenta “Astral”, uma intervenção sonora, que conta com a participação de astrólogos que fazem leituras astrológicas enquanto o visitante pode observar a projeção original. Os astrólogos convidados por RG fazem também um paralelo com a história de Tubman e trabalham com astrologias de povos originários e culturas afrodiaspóricas.
Já Maré de Matos discute a coletividade por meio de um espaço construído para que se celebrem as diferenças na sociedade, em “Púlpito Público”. Sendo um púlpito criado com três escadas e 4 megafones permitindo acessos diversos aos megafones abertos. A instalação fala sobre a convivência e um ponto em comum possível para todos, independente dos caminhos escolhidos já que todas as escadas levam ao mesmo lugar: um espaço onde todos têm voz.
SERVIÇO
10ª Mostra 3M de Arte
Tema: “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”
Data: 7 de novembro a 6 de dezembro
Horário do educativo da Mostra 3M de Arte: 10h às 21h
Local: Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.
Ingresso: Grátis
Artistas e obras:
Camila Sposati: “Teatro Parque Arqueológico”
Cinthia Marcelle: “Geografia, da série Unus Mundus (São Paulo)”
Coletivo Foi à Feira: “Objeto Horizonte”
Diran Castro: “Entre o Mundo e Eu/A caminho de casa”
Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro: “[terra> tijolo= forno] + farinha x pão”
Lenora de Barros: “O QUE OUVE”
Luiza Crossman: “O mundo versus o Planeta”
Maré de Matos: “Púlpito Público”
Narciso Rosário: “Canteiro Suspenso”
Rafael RG: “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” e “Astral”
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas