Mané pelado: o bolo de mandioca cremoso de nome engraçado

0
Mané pelado: o bolo de mandioca cremoso de nome engraçado
Foto: Aline Chermoula

Este bolo de mandioca de tabuleiro cremoso, que traz o irresistíveis trio, mandioca, coco e queijo. No título traz o inusitado nome que se explica através de várias lendas. Se as lendas são verdade ou não, o fato é a receita é a receita de Mane Pelado é uma verdadeira iguaria.

Um vendedor encalorado
A história de origem desse nome é tão inusitada quanto o prato em si, pois vem de um vendedor ambulante que ficou famoso em Goiás e uma de suas características serviu para batizar essa receita típica do estado.
O que conta a lenda popular é que a receita dessa delícia foi criada por uma moradora de Goiás que fazia o bolo de mandioca e o seu marido Manuel saia pelas ruas vendendo a iguaria. 
Devido ao calor escaldante do cerrado, Manoel (ou mané como era chamado) fazia suas vendas de bolo de mandioca sempre sem camisa, e assim não foi difícil imaginar onde veio a inspiração, não é mesmo? 
O bolo de mandioca passou a ser conhecido como o bolo do mané pelado até virar apenas mané pelado como é até hoje.Outra lenda muito popular na região sudeste e centro-oeste do Brasil, a lenda diz que o nome do bolo é uma homenagem a um agricultor que tinha o hábito de colher mandiocas sem uso de roupas. Curioso, né?  

Vamos à receita

INGREDIENTES
• 500 g de mandioca descascada
• 1 ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
• 1 ½ xícara (chá) de coco ralado seco em flocos (cerca de 100 g)
• 3 ovos
• 2 xícaras (chá) de açúcar
• 60 g de manteiga derretida
• ¾ de xícara (chá) de leite de coco (cerca de 200 ml)
• ½ xícara (chá) de leite
• manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

PREPARO
• Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 33 cm X 22 cm. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata na pia para retirar o excesso.
• Passe a mandioca pela parte grossa do ralador, transfira para uma tigela e cubra com 2 xícaras (chá) de água. Deixe de molho enquanto separa os outros ingredientes.
• Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o açúcar, o sal, a manteiga e misture bem com um batedor de arame, até formar um creme ralo.
• Passe a mandioca por uma peneira e aperte bem com uma espátula para retirar a água. Junte a mandioca na mistura de ovos, acrescente o coco, o queijo ralado, o leite e o leite de coco. Misture com a espátula apenas para incorporar os ingredientes – o resultado é uma massa mais líquida com pedaços de mandioca, queijo e coco.
• Transfira a massa para a assadeira e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar os pedaços e servir.

A mandioca é uma planta com grande importância mundial, sendo capaz de aumentar a segurança alimentar em países em desenvolvimento. Sua raiz armazena uma grande quantidade de amido, portanto, é uma importante fonte de energia. Além disso, a raiz da mandioca é rica em cálcio, fósforo e vitamina C.

O Dia Nacional da Mandioca, comemorado nesta sexta-feira (22), marca um dos produtos mais presentes na mesa e na vida dos brasileiros, símbolo da cultura alimentar do país. Nativa do Brasil, a mandioca é a base da alimentação de várias comunidades tradicionais e em todo o território do país.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display