Nesta terça-feira, 20, é o dia dos 50 anos de um dos jornais mais conhecidos pela população brasileira. Com cinco décadas de informação sobre os principais fatos do Brasil e do mundo, o jornal está sendo conduzido pela apresentadora Maju Coutinho, mas já teve diversos outros nomes em sua bancada.
É na sua data de aniversário que também vai ao ar os dois últimos episódios da série sobre “grandes coberturas feitas pelo JH nos últimos 50 anos”. O atentado de 11 de setembro, a morte do papa João Paulo II e a eleição de Bento XVI, as tragédias do furacão Katrina e a queda do avião da Air France estão entre os assuntos lembrados no especial.
Notícias Relacionadas
Com 40 juízas negras nomeadas, governo Biden quebra recorde histórico no judiciário dos EUA
Claudia Leitte é acusada de intolerância religiosa ao substituir referência a Iemanjá em letra de música
A página especial do Jornal Hoje no G1, segue disponibilizando conteúdo diário e especial por conta do aniversário do jornal, como mensagens de parabéns de apresentadores como William Bonner e Renata Vasconcellos, do ‘Jornal Nacional’; Sandra Annemberg, do ‘Globo Repórter’; Ana Paula Araújo, do ‘Bom Dia Brasil’; Caco Barcellos, do ‘Profissão Repórter’ e a própria Maju Coutinho.
Em entrevista para a própria globo, Maria Julia Coutinho falou:
Qual a importância de estar à frente do ‘Jornal Hoje’ no momento em que o jornal celebra 50 anos?
É uma dupla realização estar à frente do JH. Primeiro pela importância desse telejornal, sua história, por fazer parte desse time incrível de apresentadores que deixaram sua marca. E ancorar este telejornal no seu cinquentenário, que ocorre no mesmo período de uma pandemia e de uma epidemia de notícias falsas, é marcante na trajetória de qualquer profissional. É clichê, mas é real: estamos vivendo a história em toda sua fúria. Ainda levará tempo para desvendarmos tudo que o está acontecendo.
O JH é reconhecido por muitos profissionais como o ‘jornal do gerúndio’, por ser exibido no momento em que as notícias acontecem. Como você se prepara para muitas vezes lidar com notícias que não estavam previstas?
O JH tem a característica de trazer o calor do momento, a notícia que chega naquele instante. Muitas vezes, o apresentador vai descobrindo o fato juntamente com o telespectador. Ninguém está preparado para o um rompimento de barragem, a queda de um avião, mas temos que estar a postos para o imprevisível, o imponderável e o improvável.
O que veremos na série especial em comemoração aos 50 anos do Jornal Hoje?
A série é costurada por fatos importantes que aconteceram no Brasil e no mundo durante ou pouco antes do horário do ‘Jornal Hoje’. As reportagens especiais de aniversário deixam claro o DNA do JH: estar de olho no lance, captar o momento e apresentar as primeiras informações. O JH é um jornal companheiro, ele se entrelaça com a rotina do telespectador. É o companheiro da hora do almoço, do intervalo do trabalho, no qual o espectador vai desvendando, com o apresentador e com as equipes de reportagens, os acontecimentos em tempo real. A série mostra também os pontos nos quais o Brasil avançou e o caminho que ainda precisa ser trilhado. Conta com depoimentos de apresentadores que já passaram pelo telejornal, fatos históricos. Está muito emocionante.
Notícias Recentes
Após declaração de Denzel Washington, executivos da Marvel Studios confirmam Pantera Negra 3
Chocolatier fala sobre sua coleção natalina de bombons pintados à mão: "Os melhores ingredientes do nosso país"