Conversamos com Jéssica Ellen sobre o lançamento do seu novo álbum, Macumbeira, que traz uma linda homenagem às entidades da Umbanda. O single, que tem o mesmo nome do álbum já foi lançado nas plataformas digitais e no dia 20 será o lançamento do álbum completo, composto por 8 faixas,interpretadas pela artista, além de participações especialíssimas de Zezé Motta em Pai Benedito, Pretinho da Serrinha em Pout Porri Pombagira e sua irmã caçula, Enjoyce, na faixa Juremeira.
“O álbum surgiu como um desejo das pessoas em se assumirem Macumbeiras […] O primeiro contato que tive com a Umbanda foi com meu avô materno quando criança“, compartilha Jéssica durante nossa entrevista. O projeto, idealizado e gravado durante a pandemia, para além de homenagear a Umbanda, religião afro-brasileira que sintetiza vários elementos das matrizes africanas e cristãs, tem o desejo de transmitir amor e esperança ao público. Jéssica, assim como todos nós, teve que se adaptar a trazer os rituais que fazia na natureza pra dentro de casa, por meio da meditação, do banho de ervas e do escalda pés, maneiras que encontrou para manter a conexão consigo mesma e com a sua fé.
Notícias Relacionadas
Silvia Nascimento e Mundo Negro são finalistas do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras; Saiba como votar
Primeira sul-africana a vencer um VMA Tyla destaca diversidade do continente: “A música africana é mais do que apenas Afrobeats"
Em Macumbeiras tem a canção inédita composta por Jéssica Ellen, em parceria com Thiago da Serrinha, Ciranda Pro Erê: “Ela fala muito sobre a relação com os Erês, que é nada mais nada menos que a nossa criança interior. Fala ainda de mantermos viva essa relação do afeto, da curiosidade, da brincadeira. A ciranda para mim é muito forte, a troca de energia, você estar de mãos dadas, precisar acertar o passo para caminhar junto para que a roda funcione”. Quem acompanha a Jéssica nas redes sociais, com certeza ficou maravilhado com o ensaio fotográfico homenageando as entidades que fazem parte do á.
Este é o segundo álbum da carreira da artista, Sankofa (2018) foi seu primeiro disco, muito elogiado por suas 14 lindas canções, sendo 4 composições feitas por Jéssica Ellen e parcerias. Se ainda não conhece, mais um motivo pra passar o dia ouvindo a sua voz suave.
Macumbeiras está disponível dia 20 nas plataformas digitais. Ouça o álbum de coração aberto, e sinta a forma que Jéssica Ellen encontrou para “levar acalanto para as pessoas […] na Umbanda a gente fala que as entidades são os encantados, porque eles vêm, se incorporam, se manifestam, mas eles são energias encantadas. A gente não vê o vento, não pega o vento, mas a gente sente a brisa e isso é o que pra mim define a beleza das entidades, a beleza da religião, que infelizmente ainda é tão atacada e mal interpretada.”
Notícias Recentes
Carga mental: 55% das mães assumem sozinhas as decisões do lar mesmo com parceiros
ID_BR leva Deb, a primeira inteligência artificial antirracista do mundo, ao Rock in Rio 2024