Lutas africanas : O Laamb de Senegal

3071
8908

Luta tradicional , também conhecido como ” Laamb ” em Wolof , é um esporte de séculos de idade , no Senegal . Em termos de forma , é muito semelhante ao estilo greco-romano da luta , no entanto , é muito típico da tradicional wrestling, Africano.

Existem duas formas de Laamb : o primeiro permite que os lutadores para atacar uns aos outros com as próprias mãos , o que pode ser doloroso , o segundo é mais acrobático , e bater não é permitido. Quando volta de um lutador toca o chão , a luta acabou, ele perdeu . Laamb é tanto uma atividade espiritual, como física. Durante a cerimônia, o lutador , acompanhado por percussionistas e cantores , danças ao redor da arena. Em torno de seus braços, pernas e cintura há vários tipos de pingentes esotéricos ou amuletos cujo objetivo é protegê-lo contra os maus espíritos e feitiçaria de outro lutadores. É este aspecto do esporte que eleva uma luta para além do nível do esporte de espectador comum. Muitas pessoas assistem tanto para desfrutar da cerimônia como para torcer por seu lugador.

 Apesar da popularidade do futebol , basquete e outros esportes importados , wrestling tradicional ainda é o evento nacional para o povo , e recebe um monte de dólares de patrocínio para promover seu crescimento. Campeões nacionais são coroados e elogiados como o tema de inúmeras canções.

 

ORIGENS

O Laamb costumava ser praticado no campo, no final da colheita , entre o Serer e Diola grupos étnicos. Lutadores se enfrentam entre si, e o vencedor era aquele que faz com que o adversário a cair para o chão primeiro. Esta batalha justa costumava ser um meio de medir a força dos homens, para determinar o campeão de cada aldeia.

Era praticado para se alegrar as pessoas, perpetuar folclore cultural e para designar o homem mais forte da aldeia, que se tornará o lutador campeão até o próximo ano .

Durante a colonização francesa do Senegal, estas lutas continuaram, mesmo com os colonizadores não entendo sobre as regras. No entanto,  foi um francês que organizou as primeiras lutas oficiais na década de 1920 em seu cinema El Malik na capital, Dakar. Os lutadores foram pagos com o dinheiro da vendas de ingressos Após a independência , esta forma de esporte tornou-se profissional e sendo praticada em várias cidades .

Fonte:

http://bone-2-bone.blogspot.com/2009/08/placeholder.html?zx=bc47521eeb119a2

http://www.reportagebygettyimages.com/features/senegalese-wrestling/

 

Comments

Comentários