A gente aprendeu na escola que a senzala era onde negros escravizados viviam nas fazendas e terras dos seus donos. Porém hoje no Twitter, o ex presidente Lula disse que ele também veio de lá, e foi o único a sair desse espaço e chegar na casa grande.
“Eu fui o único peão da senzala a chegar na casa grande. E o que nós fizemos foi estabelecer direitos para quem não tinha. Eu quando vejo um filho de pedreiro entrando na universidade penso que valeu a pena.”
Notícias Relacionadas
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Eu fui o único peão da senzala a chegar na casa grande. E o que nós fizemos foi estabelecer direitos para quem não tinha. Eu quando vejo um filho de pedreiro entrando na universidade penso que valeu a pena.
— Lula (@LulaOficial) May 27, 2020
Ela ainda seguiu atacando um grupo, que ele acredita não pertencer: a elite branca.
Parece que Lula confundiu senzala com alguma outra coisa, o que é muito desonesto com quem descende de pessoas que realmente viveram lá e sofrem com as consequências até hoje. E aí que criamos a confusão de quem ser pobre branco e negro é tudo a mesma coisa.
Pessoas essas, com uma aparência bem diferente a do Lula, que se fosse negro, talvez nem tivesse sido eleito presidente do Brasil.
Notícias Recentes
Kendrick Lamar surpreende fãs com o lançamento de novo álbum
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP