O livro ‘Empoderadas Narrativas Incontidas do Audiovisual Brasileiro’, conta a história do cinema brasileiro a partir da mulheres negras e indígenas e foi organizado por Renata Martins. A obra reúne ensaios, entrevistas e artigos de mulheres negras e indígenas profissionais do cinema de diversas gerações
Trazendo um panorama intergeracional da presença feminina negra no cinema brasileiro. Com transcrições de encontros, entrevistas, ensaios, artigos e relatos pessoais, os 35 textos expressam a história de insistência, resistência, ausências e presenças das mulheres negras.
Notícias Relacionadas
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
“Este livro é um sonho escrito que traduz um pouco sobre a importância de olharmos para nossas realizadoras e narrativas. Um sonho escrito por trinta-cinco autoras entre mulheres negras e indígenas (cis e trans). A partir dessas narrativas podemos re-conhecer e se instrumentalizar para pensar quais são as mentes e mãos que estão moldando o audiovisual nacional em diáspora”, explica a organizadora.
A obra literária traz uma perspectiva intergeracional da presença e atuação das mulheres negras no cinema brasileiro, entre as trinta e cinco autoras, a entrevista de Adélia Sampaio dada para o episódio da websérie, uma transcrição de aula magna com a montadora Cristina Amaral, um artigo de Lilian Solá Santiago, Danddara, Carmen Luz, Edileuza Penha e a atriz Léa Garcia falam de suas experiências, refletem as dificuldades e respostas que as primeiras gerações deram para existir e produzir cinema.
Além dessas cineasta, o livro traz contribuições de Alice Marcone, Ana Julia Travia, Carol Rodrigues, Catarina Apolônio, Daiane Rosário, Everlane Moraes, Glenda Nicácio, Grace Passô, Issis Valenzuela, Graci Poty, Cintia Maria e Jamile, Jaqueline Souza, Jessica Queiroz, Joyce Prado, Juliana Vicente, Keila Serruya, Kênia Freitas, Lyara Oliveira, Maitê Freitas, Mariana Campos, Mawusi Tulani, Michelli Kunha Guarani, Naruna Costa, Nuna (Mariane Nunes), Naruna Costa, Renata Martins, Rosane Borges, Safira Moreira e Viviane Ferreira.
Editado pela Oralituras, o livro conta com projeto gráfico de Nina Vieira, colagem de Daisy Serena e coordenação editorial de Maitê Freitas. A produção executiva é assinada pela cineasta Issis Valenzuela. A publicação integra as ações da websérie e do II Encontro Nacional Empoderadas Mulheres Negras no Audiovisual, conta com o patrocínio da SPCine e o apoio do Proac Festivais/2019.
O lançamento acontece de forma presencial na quarta-feira, dia 15 de dezembro de 2021, das 19h às 21h, no Centro Cultural São Paulo. Preço promocional: R$ 50,00.
Vendas presencial e no site: oralituras.com.br. Entrada gratuita, mediante comprovação de vacinação da covid-19.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana