No coração da Vila Madalena, em São Paulo, Ligia Aleixo, tem proporcionado experiências únicas para os clientes na sua casa de vinho e destilados, Les Vignobles De Demain, uma das pioneiras na capital paulista. “As pessoas estão se permitindo cada vez mais. Diariamente eu desbravo essa relação com o vinho. As pessoas vem muito fechadas, por conta desse padrão que o vinho foi colocado de forma errada”, disse em entrevista ao Mundo Negro e Guia Black Chefs.
Ligia não conhece nenhuma outra mulher negra que atue nesta área, e apenas um homem negro, apesar de ser um ramo em ascensão no mercado. Para ela isso demonstra a “falta de informação, cultura e acesso financeiro, andam bem muito coladinhos ali um no outro”.
Notícias Relacionadas
Clara Moneke revela uma receita de família, tradicional da culinária nigeriana
Símbolo de identidade negra, Dida Bar e Restaurante é reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do RJ
Além da venda de vinho, a casa também é dedicada a proporcionar experiências com a bebida em meio a eventos e degustações que ocorrem no local. “Quando as pessoas não conhecem de vinho, automaticamente vão para os vinhos rotulados. Na Europa – o berço do vinho, onde tem as marcas mais fortes no mercado, eles não querem saber dos rotulados no dia a dia, eles consomem dos pequenos produtores. Meu esforço é trazer esse olhar. Aqui a gente trabalha com pequenos produtores. Eles têm na maioria o mesmo poder de qualidade que os outros oferecem”, explica a sommelier.
E completa: “Eu vou estimulando a pessoa a entender que, o que ela consumiu, na verdade foi a uva, da região X, e não a marca. A uva que te despertou uma sensação no momento x, quando você tava com tais pessoas. O vinho desperta isso através do que tá oferecendo como uva e não como rótulo”.
Na casa Les Vignobles De Demain, os vinhos oferecidos são de diversos países. “Eu tenho um único rótulo brasileiro. Todos os demais são de clássicos de Itália, França, Portugal, até os não muito clássicos, Kosovo, Bulgária, Moldávia, Sérvia, Áustria, Estados Unidos, sem limites”, conta Ligia.
Para enriquecer a experiência com o vinho, Ligia sempre propõe degustações e já tem ideia para a próxima uva que será destaque. “Tô pretendendo fazer uma degustação do Sauvignon Blanc, que várias pessoas falam que detestam. Mas é que cada produtor, e às vezes no mesmo país, na mesma região, vai trazer uma característica diferente para a mesma uva”.
O estabelecimento proporciona um ambiente com o conceito de “maison”. Na França, isso é atribuído a um espaço pequeno e intimista, com uma diversidade de vinhos e bebidas espirituosas, chocolates, castanhas e pães de pequenos produtores, além de pratos especiais. Tudo para tornar o momento inesquecível.
Além das degustações com convidados, Les Vignobles De Demain também oferece jantares para grupos fechados e confrades, aniversários e eventos corporativos.
Serviço
Les Vignobles De Demain
Endereço: Rua Harmonia, 506 Vila Madalena – São Paulo
Horário de funcionamento: Terça/Quarta/Quinta/Domingo: 12h às 22h – Sexta/ Sábado: 12h às 23h
Instagram: @lesvignoblesdedemain
Site: https://www.lesvignoblesdedemain.com/
Notícias Recentes
Flip 2024 acontece entre 9 e 13 de outubro com destaque para programação afro-brasileira na Casa Poéticas Negras
Dia das Crianças: Autora lança livro de colorir com imagens que valorizam a diversidade e as tradições africanas