Após a Bauducco cancelar a campanha por acusação de plágio, a Laboratório Fantasma, empresa de Emicida e de seu irmão Evandro Fióti, que atua como CEO, emitiu um comunicado nas redes sociais, explicando que o rapper foi convidado para fazer a campanha e que em determinado momento “a agência [responsável pelo projeto] alegou que não havia recursos para conceber o projeto no formato proposto, o que fez com que a negociação não fosse adiante”, ainda de acordo com o comunicado, a marca tinha interesse em “associar o seu reposicionamento à narrativa e aos ideais do experimento social “AmarElo”, lançado por Emicida em 2019.
Notícias Relacionadas
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade
Silvio Almeida defende mudanças estruturais contra o racismo e critica individualismo neoliberal
Estudo aponta que 62% dos consumidores negros priorizam marcas com representatividade; Confira nossas dicas
— Laboratório Fantasma (@lab_fantasma) October 19, 2023
O texto ressalta ainda que ““AmarElo” é resultado de mais de 12 anos de trabalho, foi premiado e elogiado e conseguiu todo esse feito em meio à uma indústria que, como sabemos, pouco incentiva as ideias e os corpos por trás de uma produção desse gênero. Acontecimentos como esse, que envolvem o uso de propriedade intelectual sem permissão e a falta de ética de um mercado composto maioritariamente por pessoas brancas, infelizmente são recorrentes. E ressaltamos que isso gera a nossa profunda indignação!”
Na noite da última quarta-feira, 18, a Bauducco anunciou o cancelamento da campanha com o single “Magia Amarela”, estrelada pelas cantoras Juliette e Duda Beat. Na nota a empresa informou que “a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”.
O CEO da Lab Fantasma fez uma publicação no twitter após a Bauducco anunciar o cancelamento da campanha respondendo às críticas que recebeu, principalmente dos fãs das cantoras, após expor o caso nas redes sociais: “Reafirmo que além de provar a apropriação e desrespeito com nosso trabalho, a campanha foi cancelada pois eu acompanhei 100% deste processo e tenho experiência e notoriedade para conduzir essa situação. Podem espernear, mas está comprovando”.
A Campanha caiu, e embora tentem atacar minha reputação é mais uma
— Evandro (@fiotioficial) October 19, 2023
Pratica violenta e racista.
Quem intermediou todas as negociações de forma honesta, ética e coerente, fui eu.
Desde o diálogo com agência e marca, ate a conversa com as artistas que fizeram parte da música.…
Notícias Recentes
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade
FOTO 3X4: Valéria Monã, Animadora Cultural, Atriz, Coreógrafa e Diretora de Movimento