Programado para acontecer em novembro, o Prêmio Gastronomia Preta já definiu a lista de finalista de diversas categorias, entre elas a de “Melhor Restaurante”. Nela concorrem os restaurantes Agô, Afro Gourmet, Nossas Raízes Bistrô, Dim Sum Rio, Atlantida e o Zona Sul da Zona Norte, ambos criados e geridos por pessoas negras.
Com a definição dos restaurantes finalistas, a fase seguinte se deu com as visitas dos jurados aos estabelecimentos, que aconteceram entre os dias 1 e 15 de outubro. Na ocasião, os restaurantes receberam uma equipe de três jurados. Sendo dois técnicos e um que é conhecedor da gastronomia como cliente. Em cada concorrente foi servido um prato de entrada, principal e uma sobremesa.
Notícias Relacionadas
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil
“Aquilombar é preciso”: Festival Gastronomia Preta celebra a culinária preta e fortalece empreendedores no Rio
Os finalistas do Prêmio Gastronomia Preta começaram a ser divulgados no dia 23 de setembro. A primeira categoria anunciada, a de “Melhor Restaurante” foi definida segundo alguns critérios de elegibilidade, como: ser pessoa preta ou parda criadora e gestora do empreendimento, ter sido indicado pelo público no formulário aberto para votação ou estar no Guia Zungu, que é um guia de gastronomia preta do Rio de Janeiro, além, é claro, de aceitar o convite da organização para ser finalista do prêmio.
Breno Cruz, criador do prêmio, conta que para concorrer nesta categoria não era necessário servir comida com raízes africanas. “O tipo de comida não tem necessariamente que ser uma comida focada na ancestralidade. O objetivo é que a gente encontre restaurantes que foram pensados e geridos por pessoas pretas”, pontuou.
A divulgação dos vencedores do Prêmio Gastronomia Preta acontece no dia 28 de novembro, durante um evento no Rio de Janeiro.
Notícias Recentes
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Kendrick Lamar surpreende fãs com o lançamento de novo álbum