#JulhoDasPretas : Mulheres negras que arrasam na Gastronomia

0
1602
As chefs Aline Chermoula, Carmem Virgína, Dida, Dadá, Samantha Luz e Cidinha Santiago (Fotos: Reprodução Instagram)

A habilidade das mulheres negras na cozinha é ancestral. O ato de cozinhar envolve muitas habilidades, incluindo conhecimentos nutricionais e até químicos. É preciso muita sabedoria para saber o ponto certo, a mistura certa, aquele toque de açúcar que tira a acidez de molhos salgados, o que amacia ou endurece a carne. Cozinhar é também é ciência, mas do tipo que carrega muito amor e afetividade.

Dia 25 de julho é o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e nesse texto vamos homenagear as pretas que arrasam na gastronomia indicando alguns perfis para você seguir no Instagram.

Algumas delas estão trabalhando com delivery durante o isolamento social.

Chef Aldaci Dadá dos Santos de Salvador (BA)

View this post on Instagram

Pirão da Dadá Delivery 71 992722164

A post shared by Aldaci Dadá dos Santos (@sorriso_dada) on

Cidinha Campos, mineira que reside em São Paulo (Capital)

Chef Carmem Virgínia de Recife (PE)

View this post on Instagram

Quando pensei em trazer essa receita que hoje esta na mesa de todos os brasileiros, busquei inspiracao num prato que serve de oferenda a Orixa Oxum! sim esse Bobó nao é feito com macaxeira, como estamos tao acostumados a ver, ele é de inhame e nasceu do Ipeté uma das comidas preferidas da orixa do amor! Alguns ingredientes e especiarias eu mesma introduzi a preparacao porque entendi que cheguei a um sabor mais leve e delicioso mas nada que altere ao gosto tradicional desse prato tao cheio de memorias afetivas e ancestrais. Bobó de camarao que pode ser de inhame, cará, batata doce ou ate mesmo o milho! e podemos tambem diversificar na escolha da proteina, sendo de frango, peixe, bacalhau, carne bovina, suina ou ate mesmo sem a carne so com legumes e cogumelos! a verdade é que voce pode usar a imaginacao e da o seu toque a esse prato tao versatil. Mas lembrando que a receita original é de camarao e inhame e a nossa maravilhosa junçao afro indigena nos fez chegar a receita com Macaxeira e camarao que hoje é a mais festejada em sabores! Entao se deliciem com esse video, com meu colega de bancada tao especial o @joaodiamante e sintam-se representados por essa mainha aqui que leva a nossa cultura ancestral pra onde ela vá! eu agradeco a liberdade em criar e em falar que sempre tive com a @moonshot.pictures os meus amores que junto comigo levam entreternimento, historias de vidas e muita cultura no reality #cozinheirosemação e ao meu canal favorito @gnt por me incentivar sempre nas minhas falas, no meu agir, nas minhas posturas de mulher preta jurada de programa de gastronomia! Nao é de hoje que o GNT aposta na pluraridade de seus talentos e seus programas. essa e outras receitas todas estao no canal @nhacgnt corre la no youtube e se inscreve ta??? beijo e ate a proxima receita

A post shared by Dona Carmem Virginia (@carmemvirginia) on

Chef Dida do Rio de Janeiro (RJ)

Chef Aline Chermoula, baiana residente em São Paulo

Samanta Luz de São Paulo

https://www.instagram.com/p/CAbAMwUpAl2

Comments