Iniciativa busca ressignificar a fala racista e exaltar mulheres negras
Legado, empoderamento e representatividade. Essas são as pautas da campanha do GNT “Isso é Coisa de Preta”, que busca ressignificar a fala racista de modo a exaltar as mulheres negras e evidenciar as várias possibilidades que elas têm diante de si. As peças, que serão veiculadas na TV e redes sociais do canal a partir do dia 28 de outubro, na véspera do mês da Consciência Negra, têm o objetivo de inverter perspectivas e demonstrar que as mulheres negras tem orgulho de ser quem são, do cabelo, do corpo, das próprias referências e da importância que elas têm no país. Com diferentes idades, tons de pele, orientações sexuais, identidades de gênero e profissões, as protagonistas da campanha reforçam o fato de que mulheres negras são plurais e diversas.
Notícias Relacionadas
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas
“Filmamos mulheres com histórias reais para trazerem inspiração em um tom pessoal e com experiências que geram identificação. Assim, reforçamos e damos continuidade ao papel do GNT de convidar todos a refletirem sobre temas relevantes para a sociedade. Em 2019, adotamos o posicionamento GENTE INSPIRA GNT, buscando abrir conversas com pessoas que inspiram e transformam o mundo, e a programação está sempre evoluindo em conteúdos relevantes para a sociedade, como questões de gênero e violência contra a mulher. Acreditamos que a reflexão e o debate são peças fundamentais para a construção de um mundo mais equalitário, e colocar luz sobre a diversidade, não só agora, mas ao longo do ano todo, é fundamental nessa construção”, afirma Fabiana Gabriel, gerente de marketing e digital do GNT, VIVA e Mais na Tela.
O lançamento de “Isso é Coisa de Preta” será feito por Gaby Amarantos no “Saia Justa” desta quarta, dia 27. O programa ao vivo, que vai ao ar às 22h30, conta ainda com a participação de Silvio Almeida, que fala, entre outros temas, sobre como o racismo é disfarçado nos tempos atuais, e como se posicionar diante desse cenário. Durante a atração, será exibida a peça Manifesto, um filmete de 30 segundos que combina declarações de mulheres negras, e valoriza as trajetórias dessas personagens por meio de falas de orgulho para inspirar gerações futuras. Gaby também é apresentadora do “Diálogos – Isso é Coisa de Preta”, evento conectado com a campanha e que vai amplificar vozes potentes de mulheres negras. A iniciativa será transmitida no YouTube do GNT dia 11 de novembro.
A partir do dia 28, vão ao ar as demais peças, como a “Buscador”, que utiliza buscadores da internet como forma de divulgar o impacto positivo da comunidade negra na sociedade. Já a peça “Orgulho” leva para os programas e intervalos histórias diversas e inspiradoras que falam sobre o orgulho de ser uma mulher negra, desconstruindo estereótipos de talentos do GNT, como Taís Araújo e Stephanie Ribeiro, e das personagens-reais protagonistas da campanha, como a doceira Marcia Florencio, a dentista Ava Simões, a artista plástica e ceramista Gabriela Marinho, a engenheira química Christina, a afrobailarina Bruna Montenegro e a atleta paralímpica July. No final dos vídeos, mulheres negras são convidadas a enviarem, por meio de um QR Code na tela, seus relatos pessoais para serem apresentados na campanha. Também serão exibidos filmetes com depoimentos de cada uma das personagens sobre elas mesmas e um vídeo com os bastidores da produção de “Isso é Coisa de Preta”.
—
Notícias Recentes
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas