Ismael Ivo: Governo de São Paulo dá nome de grande bailarino negro a nova escola de dança

0
Ismael Ivo: Governo de São Paulo dá nome de grande bailarino negro a nova escola de dança
Foto: Divulgação.

Centro de formação cujo nome é uma homenagem ao grande bailarino, morto este ano vítima de covid-19, ficará no Complexo Cultural Júlio Prestes. Eixo de formação contempla cursos técnicos e de extensão e a primeira turma está prevista para o segundo semestre de 2022 

O Governo de São Paulo anunciou a criação da São Paulo Escola de Dança Ismael Ivo – Centro de Formação em Artes Coreográficas. O centro ficará no Complexo Cultural Júlio Prestes onde já estão importantes equipamentos do Estado, como a Sala São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), o Memorial da Resistência e a Pinacoteca Estação, além da sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. A implantação será feita ao longo do primeiro semestre e a primeira turma começará no início do segundo semestre de 2022.

O nome do novo corpo artístico é uma homenagem ao bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, morto por complicações da covid, em 2021. “Trata-se de uma justa e bela homenagem ao grande Ismael Ivo, muito importante para a dança de São Paulo e do Brasil”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Cenógrafo, figurinista, ator, bailarino, autor, Ismael Ivo foi um dos principais nomes da dança contemporânea no Brasil e no mundo, estando à frente de grandes companhias e eventos internacionais. Entre os muitos cargos que exerceu, foi diretor e curador da Bienal de Veneza e o primeiro estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão. Em 1984, um solo de Ivo foi resenhado no jornal The New York Times. O multiartista assumiu a direção do Balé da Cidade de São Paulo em 2017. Ismael Ivo morreu aos 66 anos, em 8 de abril deste ano, vítima de complicações da covid-19.

A gestão da escola ficará por conta da Associação Pró-Dança (APD), organização social escolhida por chamamento público. A APD tem direção da bailarina Inês Bogéa e também gere a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

A SP Escola de Dança é um sonho antigo de Ismael Ivo, que queria contemplar a diversidade brasileira, por meio de uma educação integrada com acessibilidade, especialização, capacitação e direcionamento profissional em um único ambiente dedicado à formação e à profissionalização de artistas da dança.

Como cursos regulares, a escola vai oferecer cinco opções, todas com duração de dois anos e formação em nível técnico. São elas ‘Dança e Performance’; ‘Dramaturgia para a Dança’; ‘Figurino para a Dança’; ‘Multimídia em Dança’ e ‘Produção e Gestão Cultural’. ‘Iniciação à Dança’, ‘Extensão Cultural’ com cursos de aperfeiçoamento, ‘Programa de Desenvolvimento’ e ‘Projetos Especiais — Parcerias, Captação e Comunicação’ são os outros eixos do centro de formação.

Três trabalhos serão usados no desenvolvimento pedagógico da instituição. A pedagogia da autonomia, do educador Paulo Freire, as noções de território e espacialização, desenvolvidos pelo geógrafo Milton Santos, e a visão sistêmica do processo cognitivo, uma interpretação do trabalho do físico e ambientalista Fritjof Capra.

De acordo com Inês Bogéa, a formação técnica e artística primorosa com foco também no encaminhamento ao mercado de trabalho são os objetivos essenciais da nova escola. “A excelência dos formadores e os intercâmbios, as atividades práticas e os laboratórios de experimentação atravessam as linhas de atuação desse novo centro, que também vai estimular pesquisas, debates, formação de público e residências artísticas”, afirma.

Com a criação da SP Escola de Dança Ismael Ivo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado passa a contar com sete corpos artísticos. As recentes São Paulo Big Band e Orquestra Jovem Latino-Americana de São Paulo, anunciadas neste ano; a Osesp; a Orquestra do Theatro São Pedro, a Jazz Sinfônica e a São Paulo Companhia de Dança.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display