Coleção “Transformação” é resultado dos cursos de Moda, Modelagem e Corte & Costura oferecidos gratuitamente.
O Instituto Oyá promove um desfile no dia 18 de dezembro no Museu de Arte Moderna da Bahia, apresentando peças originais criadas por alunos do curso de Moda, Modelagem e Corte & Costura, oferecido gratuitamente dentro do projeto Oyá Criativa, no bairro de Pirajá, em Salvador. A coleção “Transformação” tem curadoria do diretor criativo Giovanni Bianco e apresenta 30 modelos que fazem referência às águas dos rios e mares que entrecruzam a Bahia em suas conexões políticas, sociais e culturais.
Notícias Relacionadas
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
O desfile que mistura moda, cultura e arte é fechado para convidados e contará com a participação de artistas e profissionais que estiveram envolvidos no processo de construção das peças. O projeto é uma das frentes de ação do Instituto Oyá e foi desenvolvido por oito meses com orientação de quatro professores especialistas: Ana Paula Tadeu e Leila Saron, mentoras no processo de modelagem e corte e costura; e dos estilistas Carolina Gold e Cid Brito. O curso contou ainda com palestrantes convidados, entre eles, o artista da beleza Ricardo dos Anjos; o diretor criativo do Oyá, Alberto Pitta, considerado um dos mais importantes artistas plásticos na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas; e a participação de Giovanni Bianco na concepção e curadoria para o desfile. A produção do desfile é assinada por Lícia Fábio Produções.
Essa é a segunda edição do projeto Oyá Criativa, que tem como objetivo contribuir na profissionalização de jovens e adultos de comunidades periféricas e fomentar a economia criativa nas comunidades locais. Nesse ano de 2021 o curso contou com cerca de 70 alunos de diversas faixas etárias. Segundo a Ialorixá e Gestora do Instituto Oyá, Nívia Luz, a ideia do projeto é criar oportunidade e contribuir para o crescimento e florescimento de carreiras, além de promover educação, acesso ao mercado de trabalho e transformação social, a partir de exemplos positivos. “Tenho várias histórias de alunos que chegaram no Oyá e se destacaram ao desenvolver suas habilidades. Alguns que chegaram ainda crianças e hoje integram a nossa equipe criativa”, destaca Nívia.
O tema do desfile “Transformação” foi pensado coletivamente entre alunos, professores e mentores. Os modelos criados trazem elementos que remetem ao mar ou rio e suas ligações culturais e religiosas como redes de pesca e búzios. Para finalização e aprimoramento das peças, os alunos da Oyá Criativa também contaram com oficinas de Estamparia e Moulagem. Após o desfile de apresentação, as peças ficarão expostas no acervo da instituição.
SOBRE O INSTITUTO OYÁ
Em mais de 20 anos de existência, o Instituto Oyá já beneficiou milhares de jovens da comunidade de Pirajá e entorno, através de atividades educacionais, artísticas e cultura por meio dos projetos: Oyá Educa, Oyá Criativa e Oyá Social.
O Instituto Oyá, fundado em 1998 dentro do terreiro Ilê Axé Oyá, em Pirajá, surgiu a partir do desejo da Ialorixá, Anísia da Rocha Pitta e Silva, Mãe Santinha, em contribuir para o desenvolvimento humano, intelectual e artístico de crianças e jovens do bairro, em situação de vulnerabilidade. Pirajá é um território historicamente reconhecido pela sua resistência e o Instituto Oyá segue escrevendo essa história, oferecendo oportunidades de crescimento para jovens que até hoje resistem aos desafios e adversidades em busca da sua própria independência .
OYÁ CRIATIVA
O Oyá Criativa possibilita o acesso ao aperfeiçoamento e encaminhamento formativo de carreira profissional, especialmente os preparando para compreender as dinâmicas do mercado de trabalho e as possibilidades de inserção afirmativa e mobilidade funcional. Ao mesmo tempo oferece elementos à compreensão do ambiente do mundo do trabalho e das perspectivas no mercado, além de subsídios para compreender a redução das desigualdades econômicas. Com isso considera-se as diversidades que são geradas dentro dos contextos sociais que os jovens e adultos estão inseridos, para mirar possibilidades futuras com criatividade e pensamento empreendedor.
FICHA TÉCNICA
Presidenta: Maria Antônia Pita e Silva
Coordenação Geral: Nívia Luz
Diretor Criativo: Alberto Pitta
Curadoria: Giovanni Bianco
Stylist: Renata Correa
Maquiagem: Ricardo dos Anjos
Coordenação Oyá Criativa: Nelson Mendes
Professores Design de Moda: Carolina Gold e Cid Brito
Professora Corte & Costura: Leila Saron
Professora Modelagem: Ana Paula Tadeu
Operacional: Ivaldino Júnior
Consultor de Branding: Romero Mateus
Comunicação Visual: Jeferson Lima
Redação: Evandro Cruz
Suporte Operacional: Lúcia Maria, Eric da Hora, Luciele Sales, Jonas Eduardo, Alisson Freitas, Paulo Oliveira, Walter Júnior, Patrícia Ribeiro, Veko Araújo.
Alunos:
Produção Executiva: Lícia Fábio Produções
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada