A influenciadora Bielle Elizabeth relatou o desespero que passou nos últimos dias após chegar a perder 100% da visão devido ao uso de uma pomada modeladora para finalizar o penteado com baby hair.
No domingo (8), Bielle apareceu nos stories do Instagram usando óculos, com apenas 10% da visão recuperada, e relatou que comprou a pomada modeladora “Feirão dos Cabelos” para fazer o penteado e ir a um evento que estava a trabalho para fazer publicidade. Ela pegou chuva no local e a pomada escorreu até os olhos, que logo teve reação.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Filmes, séries e reality show com protagonismo negro para maratonar no feriado prolongado
“Lembro de estar com a minha amiga Mirela, falei pra ela ‘amiga, eu não estou enxergando nada, meu olho tá doendo, pode ter sido a maquiagem’. Fomos ao banheiro, lavei os olhos em abundância, a visão não voltou, mas a dor voltou”, conta a criadora de conteúdos.
No caminho para o pronto-socorro, Bielle diz que a dor foi se intensificando. “Meu olho não conseguia mais abrir direito, é uma sensação de como se tivesse entrado um montante de areia, quando [como] venta e tava arranhando muito. E eu não conseguia nem mexer a pálpebra dos olhos”, relata a sensação no momento de desespero.
Para melhorar a reação do produto, a influenciadora conta que a médica receitou um colírio, uma pomada anestésica e uma pomada cicatrizante. “Ela veio a relatar de que haviam de 143 a 150 casos que somente ela teria atendido, em plena segunda-feira, que foi quando choveu. E que em um dos casos, a menina ficou completamente cega e não conseguiu recuperar a visão depois de usar a pomada modeladora”, diz a influenciadora.
Bielle diz que no sábado ela perdeu 100% da visão e ficou desesperada. “Eu não posso ficar cega, eu sou artista, eu só sei trabalhar com aquilo que eu trabalho hoje. Se eu ficar cega, o mundo não vai ser condescendente comigo”, relata o que contou para a médica em pedido de ajuda.
Ontem, ela sentiu um pouco da melhora e conseguiu abrir os olhos. “Já consigo começar a ver as coisas com um pouquinho mais de nitidez”, diz aliviada e sem sentir mais dor. “Eu sigo no tratamento, ainda não posso ficar com os olhos abertos e eu não posso ficar tão exposta a luz porque meus olhos estão com sensibilidade”, completa.
A influenciadora usou da experiência para alertar os seguidores: “Não façam uso dessa pomada [Feirão dos Cabelos]!”.
O que diz a marca?
Depois da repercussão do caso nas redes sociais, a marca “Feirão de Cabelos” publicou uma nota na página oficial e justificou que o produto tem observação para evitar o contato com os olhos. Leia na íntegra:
“Nota de esclarecimento sobre a inspeção das pomadas de cabelo realizada pela Vigilância Sanitária
Conforme já informado aos nossos clientes, as pomadas vendidas no Feirão dos Cabelos possuem responsável técnico e registro junto à ANVISA.
Ademais, consta do rótulo/embalagem do nosso produto a composição da pomada, bem como os cuidados que devem ser observados pelo consumidor, tal como evitar contato com os olhos, boca e mucosas, tudo conforme determina a ANVISA.
Na visita sanitária realizada pelo órgão fiscalizador da Secretária Municipal de Saúde realizada em 05/01/23 foi atestado e confirmado que nossas pomadas atendem a todas as exigências da ANVISA, confirmando o nosso compromisso com a qualidade dos produtos e a saúde dos consumidores”.
Bielle entrará na Justiça
Antes do relato, a influenciadora já havia afirmado que irá “responsabilizar na justiça a marca da pomada! […] Meu trabalho depende da minha visão!”, escreveu.
Depois de publicar tudo o que houve e ler a nota da marca, Bielle ainda respondeu. “Eu perdi 90% da minha visão por causa de uma pomada que usei para fazer baby hair. É culpa minha? Não. Eu que fui lesada nessa história! Ao chegar na emergência os próprios médicos especialistas me alertaram que o motivo da queimadura não só da minha córnea mas de outras 143+ pessoas… é pelo uso da pomada modeladora. Sinto muito, mas a marca é responsável sim. Fazer nota tentando não se responsabilizar pelo fato e nem se quer ter me mandado uma mensagem de apoio depois do ocorrido é de uma irresponsabilidade tal qual na produção do produto que cega seus clientes”.
Alerta da Anvisa
Na última sexta-feira, 6 de janeiro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução para tirar de circulação a pomada modeladora Cassu Braids e outros produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda. Foram mais de 200 notificações de casos de cegueira temporária e queimadura nos olhos após o uso da pomada, só no Rio de Janeiro.
Em dezembro de 2022, a Anvisa chegou a divulgar um alerta sobre o uso de produtos para trançar e modelar cabelos comercializados no Brasil. Segundo o órgão, os produtos estariam “ocasionando cegueira temporária, entre outros efeitos indesejáveis”. Em março, a pomada Ômegafix, fabricada pela Cape Indústria de Cosméticos Ltda., teve a comercialização, a distribuição e fabricação proibida.
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday