O podcast ‘Infiltrado No Cast’ trará no episódio desta segunda-feira os resultados da apuração feita pelo podcaster Ale Santos em um grupo de neonazistas brasileiros, mais especificamente uma célula da AWD, grupo que se encontra em outros países. “Eu rastreei na deep web uma pessoa que fez o processo para a entrada na AWD Brasil a partir de um grupo do Telegram e contou num fórum chan da deep web toda comunicação e e-mail que recebia”, conta Ale.

Chans são fóruns que espalham ódio pela internet, formado em maioria por homens brancos que culpam mulheres e outras minorias por todas as mazelas de sua vida. Ale conta que os membros dessa célula nunca entram em grupos com mais de cinco pessoas para que possam proteger outros membros em caso de comprometimento de um grupo. “A primeira parte do processo seletivo é você enviar um e-mail que você tem acesso ou do canal do Telegram ou de cartazes espalhados em capitais. Pelo que andei apurando, a atuação deles está principalmente em São Paulo. Eles testam se você é capaz mesmo de espalhar o ódio. Perguntam se você é branco e se está se relacionando com pessoas brancas. Uma das provas é colar os cartazes nazistas na cidade do candidato”, revela.

Imagem: Infiltrados No Cast

No final do processo seletivo a pessoa tem que postar a foto no grupo, provando que colou o cartaz com apologia nazista. Também há uma espécie de mantra com dizeres de publicações nazistas. Após isso é marcado um encontro para saber se a pessoa é branca de verdade. “O que me chocou foi a extrema organização deles. Uma organização que dificulta a identificação deles. Eles se movimentam em forma de colmeia. Um grupo forma um líder e esse líder forma um novo grupo que forma um outro líder”, explica o produtor de conteúdo.

Grupos de Facebook usam palavras cifradas para disfarçar mensagens de ódio. “Essa estrutura pode existir num número muito superior do que as investigações policiais e jornalísticas já revelaram”, conta Ale, que também diz que os membros podem ser encaminhados para um treinamento de guerrilha. “Ele param de postar no fórum e passam a treinar com pessoas que vão treinar campo, vão treinar terrorismo doméstico, vão treinar formas de se mobilizar e atacar outras pessoas e aí você vê que tem inúmeros outros pequenos grupos fazendo o mesmo treinamento, conclui”.

O episódio vai ao ar hoje, ás 22h e você pode conferir clicando aqui.

O Infiltrado No Cast é um podcast informativo, que traz convidados especiais para discutir de forma divertida temas polêmicos através da perspectiva negra-brasileira.

Comments