Neste domingo, 1, às 15h, o Instituto Moreira Salles (IMS) Paulista será palco de um espetáculo gratuito em homenagem aos 77 anos do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, uma das agremiações mais icônicas do carnaval brasileiro. O evento, que integra as comemorações pelo Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, é promovido pelo coletivo cultural Glória ao Samba.
O show contará com a participação especial de Ledahí Nascimento, a Dona Leda, 91, figura histórica do samba carioca e uma das guardiãs da memória do Império Serrano. Filha de Tia Eulália, uma das fundadoras da escola, Dona Leda é reconhecida por seu papel na recuperação de sambas inéditos que serão apresentados no espetáculo. O repertório inclui clássicos como “Voltei à Serra Querida” (Mano Décio), “Me Abandonaste” (Mestre Fuleiro e Dona Ivone Lara) e “A Lei do Morro” (Silas de Oliveira e Mestre Fuleiro), entre outras composições que marcaram a trajetória da escola.
Notícias Relacionadas
TV Cultura exibe ao vivo o encerramento da turnê de Thaíde, com participações de Dexter e Fat Family
Primeira Doutora negra do Brasil, Helena Teodoro é homenageada com e ocupação no CCBB em São Paulo
Fundado em 1947 por dissidentes da extinta Escola de Samba Prazer da Serrinha, o Império Serrano se consolidou como um dos pilares da cultura popular brasileira. Entre seus fundadores e integrantes históricos estão nomes como Mano Décio da Viola, Silas de Oliveira, Dona Ivone Lara e Aniceto Menezes.
Além do show, o evento no IMS Paulista marcará o relançamento de Império Serrano – Primeiro Decênio (1947/1956) e o lançamento inédito de sua continuação, Império Serrano – Do Timbó à Carmen Miranda (1957-1972), ambos escritos pelo folclorista Francisco de Vasconcellos. As obras, consideradas referências na bibliografia do samba, traçam um panorama detalhado dos primeiros 25 anos da escola. Publicado originalmente em 1991 com uma tiragem limitada, o primeiro volume é hoje uma raridade. A nova edição, junto ao segundo volume inédito, foi idealizada e custeada pelo Glória ao Samba, que se dedica à preservação da memória do samba tradicional.
Serviço
1º de dezembro (domingo), às 15h
Térreo | IMS Paulista
150 lugares em pé + 30 lugares sentados (público preferencial)
Entrada gratuita. Classificação livre.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424. São Paulo
Notícias Recentes
2025: 7 Tendências em Educação & Tecnologia — O Futuro que Estamos Construindo Hoje
Primeiro Globo de Ouro: Zoe Saldaña celebra prêmio como Melhor Atriz Coadjuvante em Emilia Pérez