De quentinhas vendidas na rua para um restaurante em shopping e, agora, um espaço próprio no centro do Rio de Janeiro. Há mais de 25 anos, Dona Ednair Paixão dedica sua vida à cozinha e à gastronomia. Desde a inauguração do Kush, a comida afro-brasileira tem sido o destaque do cardápio. Inspirada por sua tia, uma grande incentivadora, Dona Ednair superou diversos desafios para estabelecer seu restaurante em locais de alto custo. “Se soubessem que era aquela camelô da porta do BarraShopping querendo alugar uma loja lá dentro, vocês acham que iam deixar?” – reflete, sobre a transformação de quem começou vendendo quentinhas para proprietária de um restaurante em um dos maiores shoppings do Rio.
Agora, ela e sua família dão mais um passo importante com a inauguração do segundo restaurante, um espaço próprio no centro da cidade. “A loja do BarraShopping foi fundamental para que empreendêssemos de forma mais comercial e padronizada, enquanto caminhávamos em direção ao futuro ancestral que buscamos. Lá, tivemos nossa primeira experiência com apresentações de pratos, atendimento profissional e um novo formato de gestão”, explica Karol Paixão fundadora e administradora do Império Kush.
Notícias Relacionadas
Chef Guilherme Lara inaugura novo espaço físico do seu restaurante em SC: "As pessoas começaram me respeitar”
Primeiro afro-americano a criar um vinho no Brasil fortalece laços entre Brasil e diáspora africana
O novo espaço no centro promete ser um celeiro de criatividade, unindo gastronomia e arte. Com uma programação cultural diversificada, celebra a rica história e tradição africana. “Aprendemos no BarraShopping a nos posicionar de forma mais saudável no mercado, interagindo comercialmente com outras empresas. Agora, no centro, seguimos com essa visão, como no caso da Tendência Black, que expõe suas roupas no terceiro andar e foi responsável pelos uniformes da nossa equipe”, ressalta Karol.
O Império Kush tem como missão gerar impacto social positivo, valorizando a cultura africana e a gastronomia local. “Em breve, lançaremos um programa de intercâmbio entre chefs africanos e brasileiros, oferecendo aos nossos clientes uma experiência ainda mais rica em sabores e técnicas culinárias”, adianta a fundadora.
Um cardápio especial no centro
O cardápio do novo espaço é uma experiência totalmente diferente da unidade do shopping. O restaurante maior, com uma cozinha mais equipada, possibilita uma oferta mais diversificada. A equipe de chefs é liderada por Rafael Coutinho, treinado por Dona Ednair, com ampla expertise na gastronomia africana. Raul Joaquim traz os sabores autênticos de Angola, enquanto Fábio Dasa, especialista em alta gastronomia, adiciona sofisticação aos pratos.
No menu, uma verdadeira jornada gastronômica pela culinária afro-brasileira. Entre as opções, estão o saboroso caril de camarão, o tradicional acarajé, o cremoso vatapá e o reconfortante baião de dois. Há ainda versões kids e veganas, garantindo opções para todos os paladares.
Serviço:
IMPÉRIO KUSH | Culinária Afro-brasileira
Instagram: @kushculinariaafrobrasileira
- Unidade BarraShopping
- Unidade Centro (nova):
Rua Gonçalves Dias, 39, Rio de Janeiro, RJ.
Notícias Recentes
Projeto Paradiso e Empoderadas anunciam residência para roteiristas negras na Espanha
Médico recém-formado é condenado a pagar R$ 550 mil por fraude em cotas raciais na UFAL