Home Blog Page 346

Com valorização de talentos negros e indígenas, Prêmio Gastronomia Preta abre inscrições para edição 2024

0
Foto: Reprodução/Instagram

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Gastronomia Preta 2024. Neste ano, a chef Aline Guedes, o chef Moacir e o chef Paulo Rocha, compõem o time de embaixadores. As indicações serão aceitas até o dia 30 de abril e a grande premiação será realizada no dia 30 de novembro. 

Neste ano, as categorias estão divididas em três dimensões: Cozinha, Salão e Diversos. O público poderá indicar profissionais como Chef, Auxiliar de Cozinha, Merendeiro, Confeiteiro, Bartender, Sommelier, Empreendedor, Melhor Restaurante, e afins. Podem participar do prêmio: pessoas pretas, pardas ou indígenas de qualquer lugar do Brasil que trabalhe direta ou indiretamente no ramo de Alimentos e Bebidas e que se encaixe em alguma das categorias. Veja aqui!

Criado por Breno Cruz, professor de Gestão de Serviços na Gastronomia e também idealizador do Festival Gastronomia Preta, ele conta a importância de iniciativas como essas que valorizam os profissionais negros. “Nosso povo precisa e quer o reconhecimento na Gastronomia – por isso, o Prêmio Gastronomia Preta se torna tão importante para a gastronomia. Não estamos sozinhos e podemos dividir o bolo. É muito importante que iniciativas como o Guia Black [Chefs] e outras possam surgir de maneira a evidenciar e jogar luz para os nossos que ainda estão invisibilizados”, diz se referindo também ao projeto do Site Mundo Negro.

“Nosso movimento é potente e tem gerado transformações. O último vídeo da Embratur [Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo] para vender o Brasil como destino gastronômico no exterior pela primeira vez foi afrocentrado. São muitas vitórias que merecem serem celebradas por todos nós”, celebra.

Neste ano, o tema do Prêmio é Meu Cabelo Tem História! Segundo a organização no texto do edital, “a escolha deste tema para a edição de 2024 tem um porquê: muitas mulheres pretas e pardas no decorrer de suas trajetórias profissionais sofreram com o racismo na Gastronomia em função de seus cabelos. Homens também foram impactados pelo padrão da beleza internacional. Trazer esse tema para o Prêmio Gastronomia Preta é reforçar nossa ancestralidade e o nosso orgulho em sermos quem somos com o nosso cabelo”.

Clique aqui para ver o edital completo da premiação!

“Ajudem a mudar a forma como a cultura vê as mulheres nesta fase”, diz Halle Berry em conversa sobre perimenopausa

0
Foto: Reprodução

Durante um evento chamado “A Day of Unreasonable Conversation”, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a atriz Halle Berry falou sobre um tema pouco abordado: a perimenopausa, período entre a última menstruação e a chegada da menopausa. Em uma conversa sobre saúde da mulher com Jill Biden, primeira dama dos EUA, ela revelou que depois de receber o diagnóstico errado de que tinha herpes, entendeu a necessidade de falar sobre “este é um momento glorioso da vida”.

“Em primeiro lugar, meu ego me disse que eu iria pular isso – estou muito segura, estou saudável, consegui me livrar da insulina e controlar meu diabetes desde os 20 anos”, afirmou a atriz de 57 anos ao lembrar que começou a sentir dores e incômodos durante a relação sexual e resolveu procurar seu médico, que disse que a atriz tinha um dos piores casos de herpes que ele já tinha visto. Halle Berry e o namorado, Van Hunt, fizeram exames cujo resultado deu negativo para a doença sexualmente transmissível.

“Percebi depois que isso é um sintoma da perimenopausa”, afirmou Berry, ao falar sobre a secura vaginal identificada após os exames. “Meu médico não tinha conhecimento e não me preparou, foi quando eu soube: ‘Meu Deus, preciso usar minha plataforma, preciso usar tudo o que sou e preciso começar a fazer uma mudança e uma diferença para outras mulheres.’”, lembrou ela.

A atriz afirmou que ter uma conversa sobre a perimenoausa e a menopausa está “Mudando a maneira como as mulheres e os homens se sentem sobre as mulheres durante a meia-idade e como se sentem sobre isso – que costumava ser uma palavra suja – menopausa, perimenopausa, e nós nesta sala temos que mudar isso… não pode ser apenas uma história de tristeza e melancolia. Este é um momento glorioso da vida.”.

“Nos ajudem a mudar a forma como a cultura vê as mulheres nesta fase de nossas vidas”, disse ainda. “E não estamos exatamente no fim. Estamos sentadas aqui, duas mulheres que estão claramente no caminho da vida, ainda não terminamos. Estamos apenas começando nosso próximo ato”, destacou.

Eleito o presidente mais jovem na história do Senegal, Bassirou Faye também será o primeiro a governar com duas esposas

0
Foto: Associated Press

Bassirou Diomaye Faye foi eleito Presidente do Senegal. Com apenas 44 anos, ele se torna o líder mais novo em toda história do país. Faye obteve 54,2% dos votos, garantindo sua vitória no primeiro turno.

Pela primeira vez na história política do Senegal, um presidente com mais de uma esposas liderará o país. Faye tem duas esposas: Marie Khone Faye e Absa Faye.

Foto: Jerome Favre/EPA, via Shutterstock

Faye, de origem rural modesta, possui mestrado em direito. Após se formar na Escola Nacional de Administração (ENA) e ingressar na magistratura em 2004, ele tornou-se inspetor fiscal no departamento de Impostos e Patrimônio de Senegal.

Dentre as promessas de campanha de esquerda, Faye declarou a reforma do sistema de justiça ‘corrupto’, a renegociação de contratos de mineração, gás, petróleo e pesca assinados com empresas estrangeiras, uma vez que o Senegal deverá iniciar a produção de hidrocarbonetos este ano. O presidente eleito também prometeu a criação de uma nova moeda nacional, além de laços mais próximos com a Rússia.

Omar Sy lança produtora com o objetivo de torná-la “o primeiro estúdio independente de cinema e mídia da Europa”

0
Foto: Reprodução/ Esquire Mag

O intérprete de “Lupin”, série da Netflix protagonizada pelo ator francês, Omar Sy, lançou um novo negócio na área do entretenimento. Criada em sociedade com o diretor de “Fast X”, Louis Leterrier, e o produtor de “Gangs of London”, Thomas Benski, a ‘Carrousel Studios’ é uma produtora cinematográfica independente que possui escritórios na França, Inglaterra, Estados Unidos e no Senegal.

Foto: Sadik Vans Voltaire

De acordo com informações publicadas pelo Deadline, a produtora está posicionado para se tornar uma força significativa no cenário da produção audiovisual europeia. A empresa pretende financiar e produzir uma ampla gama de projetos cinematográficos e televisivos, com foco em gêneros que vão desde ação até comédia, passando por thrillers, ficção científica e fantasia.

Os três, que já trabalharam juntos em filmes e séries falaram sobre a escolha do nome da produtora: “O único propósito de um carrossel é entreter, não importa de onde os pilotos venham, não importa sua idade ou origem”, explicaram em um comunicado oficial para a imprensa. “Além disso, a palavra carrossel é compreendida em todo o mundo e associada a momentos mágicos. Nosso Carrossel terá a mesma sensação, com uma abordagem moderna para criar conteúdo global em um ambiente que prioriza os artistas.”, disseram.

Os sócios pontuaram ainda que pretendem se tornar “o primeiro estúdio independente de cinema e mídia da Europa”, afirmando que: “Temos muito respeito por nossas diversas origens e experiências variadas, e pelo que ambas trazem para a empresa”. E disseram que a produtora “planeja modernizar o processo de desenvolvimento, financiamento e produção de filmes e séries, e aproveitar uma miríade de créditos fiscais, subsídios, custo de produção, talentos incríveis (na frente e atrás das câmeras ), bem como outros incentivos europeus.”

A CAA Media Finance, organização que oferece consultoria e financiamento para empresas da indústria da mídia e entretenimento foi responsável por financiar o novo empreendimento de Omar Sy.

Beyoncé diz que queria criar sons humanos e puros no álbum ‘COWBOY CARTER’: “As melhores músicas que eu já fiz”

0
Foto: BLAIR CALDWELL.

Beyoncé lançou nesta sexta-feira (29) o aguardado álbum ‘COWBOY CARTER’. Apesar de enraizado no country, o disco explora diversos gêneros e é descrito como ‘uma homenagem ao passado, homenageando os pioneiros musicais do Country, Rock, Clássica e Ópera’. “A alegria de criar música é que não existem regras”, diz Beyoncé. “Quanto mais vejo o mundo evoluindo, mais sinto uma conexão mais profunda com a pureza. Com inteligência artificial e filtros e programação digitais, queria voltar aos instrumentos reais e usei instrumentos muito antigos“.

Com 27 faixas, ‘COWBOY CARTER’ é o álbum de estúdio mais longo de Beyoncé. A artista considera esse como seu melhor projeto até hoje. “Não queria algumas camadas de instrumentos como cordas, especialmente guitarras, e órgãos perfeitamente afinados. Mantive algumas músicas cruas e me inclinei para o folk. Todos os sons eram tão orgânicos e humanos, coisas cotidianas como o vento, estalos e até o som de pássaros e galinhas, o sons da natureza“.

Como produtora, Beyoncé explora e experimenta mudanças de acordes e tonalidades, misturando gêneros sem esforço, dobrando e misturando o inesperado para quebrar todas as barreiras de confinamento musical. “Meu processo é que normalmente tenho que experimentar”, diz ela. “Gosto de estar aberto para ter a liberdade de revelar todos os aspectos das coisas que amo e por isso trabalhei em muitas músicas. Gravei provavelmente 100 músicas. Feito isso, sou capaz de montar o quebra-cabeça e perceber as consistências e os temas comuns e, em seguida, criar um corpo sólido de trabalho.”

Anielle Franco se filiará ao PT: “Resultado de uma trajetória de luta”

0
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, se filiará ao Partido dos Trabalhadores, na próxima terça-feira (2), a partir das 18h, em um evento no Circo Voador, Rio de Janeiro. “Classe, raça e gênero no partido do povo brasileiro: é Anielle no PT!”, anunciou nas redes sociais, nesta quinta-feira (28).

Com cerimônia aberta ao público e entrada por meio de ingressos gratuitos disponíveis no link divulgado pela ministra, o ato de filiação deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da primeira-dama Rosângela da Silva. (Acesse aqui)

“A chegada oficial ao PT é o resultado de uma trajetória de luta, indignação e esperança de qual muito me orgulho. Mas não chego sozinha. A transformação do luto em luta é parte da história de tantas e tantos de nós”, escreveu Anielle Franco, após a recente prisão de Domingos Brazão, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa, suspeitos de serem os mandantes do assassinato de sua irmã e vereadora Marielle Franco, em 2018.

No comunicado, Anielle garante: “Como primeira ministra da Igualdade Racial do Brasil, sigo a responsabilidade política que sempre esteve comigo: lutar por uma vida melhor para todo o povo brasileiro”.

E completa: “Na terça, mais uma etapa continua nessa luta, alinhada aos princípios, valores e agenda do maior partido de esquerda da América Latina: dignidade, direitos, equidade e justiça para todas as trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. Para honrar o passado, agir no presente e transformar o futuro”.

Sommeliers negros indicam vinhos que vão harmonizar com a sua ceia de Páscoa

0
A sommelier MANUELLE DE OLIVEIRA - Foto: Arquivo Pessoal

A Páscoa é um momento especial de celebração e harmonização à mesa, onde os sabores se encontram e se complementam. Nessa busca pela combinação perfeita entre pratos típicos e vinhos de qualidade, sommeliers negros trazem suas recomendações para enriquecer ainda mais essa ocasião. Do Vinho Verde (Covela) ao Espumante Brut Rosé, suas escolhas refletem não apenas expertise enológica, mas também um olhar atento para a valorização de produtores locais e práticas sustentáveis na vitivinicultura. 

“Recomendo um espumante de alta qualidade produzido na região de São Roque, interior de São Paulo. Trata-se do Quinta Moraes Brut Chardonnay, um projeto da vinícola XV de Novembro que tem a frente o enólogo Marcio Dal’Osto, primeiro negro a assumir o cargo de chefe de enologia em uma vinícola brasileira”, explica o sommelier Renato Neves.

A seguir, confira as sugestões de Carol Souza, Patrícia Brentzel, Luiza Dias, Renato Neves e Manuelle de Oliveira para harmonizar vinhos nesta Páscoa.

CAROL SOUZA
@carolsou_sommeliere
Para a ceia da Páscoa, indico o vinho verde Covela, da uva Avesso. Um clássico na hora de harmonizar bacalhau, peixes e mariscos.

Produzido na DOC região dos Vinhos Verdes, no Minho, da forma mais natural possível, sem a utilização de aditivos químicos, é um vinho seco, elegante e com acidez bem equilibrada. Apresenta cor amarelo-palha brilhante com reflexos verdeais. O nariz é fragrante, com intensos aromas cítricos como limão siciliano e lima, combinados com toque floral e expressiva percepção mineral. Na boca, é seco, de corpo médio e acidez viva, com final de boca fresco, frutado e longo. O vinho perfeito para sua ceia de Páscoa.

PATRÍCIA BRENTZEL
@patriciabrentzelsommeliere

“Minha indicação para a Páscoa é um vinho branco elaborado com a uva Chardonnay do Sítio Rosa do Vale, uma pequena propriedade rural onde trabalham em regime de agricultura familiar, produzindo vinhos de forma artesanal e ancestral, além de oferecerem afroturismo com uma equipe plural formada por pessoas negras e mulheres. O sítio fica localizado em Poço das Antas, Rio Grande do Sul, e merece destaque a produtora Miriam Krindges.

LUIZA DIAS
@cantindovinho

A Páscoa aqui em casa é sempre um momento de celebração e união, unido a um prato feito com bacalhau. Gostamos de harmonizar com vinhos brancos portugueses e a escolha deste ano é o Cabriz DOC Dão. O Dão, que fica no centro-norte de Portugal, é cercado por uma região montanhosa. As vinhas são cultivadas de 400 a 800 metros de altitude, o que faz com que os vinhos brancos sejam de alta qualidade. O Cabriz é feito com as uvas Encruzado, Bical, Malvasia Fina e Cerceal-Branco. É um vinho super fresco, leve, com acidez marcante e frutado em boca e nariz, perfeito para harmonizar com o bacalhau à zé-do-pipo.

RENATO NEVES
@renatoneves.com.br

Minhas sugestões de vinhos para a Páscoa valorizam o produto acima de tudo, mas também evidenciam a inquestionável excelência de profissionais negros que vencem na enologia com trabalho, talento e competência.

Recomendo um espumante de alta qualidade produzido na região de São Roque, interior de São Paulo. Trata-se do Quinta Moraes Brut Chardonnay, um projeto da vinícola XV de Novembro que tem a frente o enólogo Marcio Dal’Osto, primeiro negro a assumir o cargo de chefe de enologia em uma vinícola brasileira. O espumante é 100% elaborado com a casta Chardonnay, feito pelo método champenoise (segunda fermentação na própria garrafa) e permanece em contato com as leveduras por 12 meses, o que faz com que desenvolva aromas intensos, com notas tostadas e bastante equilíbrio.

MANUELLE DE OLIVEIRA
@entre_vinhas_vinhos

A minha indicação para a Páscoa é um espumante Brut Rosé elaborado pelo método Tradicional (36 luas) com a uva Pinot Noir. Espumante da Vinícola Madre Terra localizada em Flores da Cunha – RS, está ganhando destaque pelo seu trabalho com agricultura regenerativa, praticada com respeito ao terroir e à sociobiodiversidade. E é a primeira vinícola do Brasil a trabalhar a contagem do tempo de autólise e carvalho em luas.

BBB, Forbes e afins: Estamos usando nosso engajamento negro e poderoso de forma correta?

0
Foto: Victor Affaro ; TV Globo ; Reprodução.

A comunidade negra move a Internet, mas não colhemos a grana que ela movimenta e acho que temos um pouco de responsabilidade, não culpa, mas precisamos ficar atentos a um jogo de cartas marcadas, onde temos sido usados algumas vezes.

Eu não acho honesto apontar os dedos para as pessoas negras, que na maioria das vezes nem têm consciência do poder do seu like, do seu comentário ou engajamento. 

Como Head de Conteúdo do Mundo Negro, em 2024, decidi que não iríamos cobrir o BBB de forma integral como antes. Foi uma escolha onde sabíamos que perderíamos uma oportunidade de ter mais engajamento. Falamos do programa pontualmente por temos um grande carinho pelos nossos leitores que gostam do reality.

No entanto, quando vemos o tipo de engajamento que o programa global gera, ele é adoecedor. Essa é uma das edições com mais gritarias e ofensas. Nossa comunidade negra é uma das que mais engaja ao mesmo tempo que a Rede Globo bate recordes de faturamento, passando a casa de 1 bilhão de reais. Desse faturamento e visibilidade, o que colhemos? Quem é a pessoa negra com a visibilidade de uma Juliette?

A revista Forbes, mais especificamente a lista dos 10 Top Creators da publicação além dos CMO’s ( Diretores de Marketing) , gerou um desgosto na nossa comunidade pela falta de representatividade negra. Acho o questionamento de diversidade nesse tipo de reconhecimento bem válido, mas precisamos entender que as publicações sobre negócio do Brasil não fazem um trabalho que inclua personagens negros para seus conteúdos, que não seja falando sobre diversidade ou alguma história de superação.

No Mundo Negro, há 2 anos, criamos um site sobre Negócios e Carreira. O que era apenas uma editoria dentro do site ganhou um espaço dedicado, na forma de hotsite, depois que fomos contemplados em um programa de aceleração com foco em projetos jornalísticos oferecido pela Ambev. Só em conteúdos especiais já citamos quase uma centena de profissionais negros, homens e mulheres que se destacam na sua área de atuação em grandes empresas.

Voltando à Forbes, apesar do conteúdo com foco em economia e negócios, sua fama veio pelas tradicionais listas de ricos, milionários e bilionários, e a Forbes Brasil trouxe isso da matriz americana.

A leitura que temos que fazer desse tipo de publicação não deveria ser aquela onde há expectativas de se encontrar representatividade. Talvez um olhar de negócios, de saber o que as pessoas ricas estão fazendo para aumentar seu patrimônio, pode ser sim uma curiosidade também para pessoas negras e até mesmo um conteúdo inspiracional. Agora, esperar que a revista realmente faça um trabalho de apuração para além da própria bolha e  com foco nos anunciantes para encontrar pessoas não brancas bem-sucedidas, além dos mesmos rostinhos de sempre, pode ser frustrante.

Revistas elitizadas usam fontes negras quando convém. Em todos esses anos como jornalista conheço poucos casos de pessoas negras em destaque nessas publicações quando a pauta não é algo relacionado ao racismo ou D&I. 

Toda vez que comentamos ou damos likes em conteúdos que nos fazem mal ou não nos representam, estamos contribuindo para que essas plataformas cresçam em números e faturamento. Um ato conhecido popularmente como massa de manobra. Os veículos já sabem como mexer com a nossa emoção e chamar a nossa atenção muitas vezes com conteúdos que só geram discussões que nos dividem, mas para eles, o debate gera lucro pelos números gerados pelo engajamento. 

Além disso, vale uma reflexão de como engajamos o que é nosso e feito pelos nossos. Se o algoritmo não nos entrega conteúdos de pessoas negras, cabe a nós procurar, divulgar, compartilhar e encorajar negros que produzem conteúdos para a internet, seja jornalístico, seja artístico, esportivo e o que mais queremos usar a internet para expressar. E o tema nem precisa ser sobre negritude. Negros podem falar sobre qualquer coisa.

Somos a maior parte da população. Se veiculos e marcas não nos reconhecem, é hora de mostrar que nosso like e também nosso boicote têm valor. Imagine se a gente resolver só consumir de marcas que investem em diversidade e inclusão?

E para alguém que, apesar do sucesso, seja lá o que seja a definição disso na sua vida, nunca apareceu em uma dessas listas, não ache que a validação baseada em publicidade vai reconhecer o seu talento.

“Vai arrumar um emprego de segurança num prédio”: Fernanda é acusada de racismo ao questionar favoritismo de Davi no BBB 24

0
Foto: Reprodução / TV Globo.

Fernanda Bande, participante do Big Brother Brasil 24, está entre os assuntos mais comentados da internet nesta quinta-feira (28) após questionar o favoritismo de Davi no reality show da TV Globo. Durante a última madrugada, em conversa com Pitel, Fernanda disse que o baiano conseguiria um “emprego de segurança”. “Não é possível que eu tenha vindo só para isso, para bater palma para palhaço (…) Vai conseguir um emprego de segurança em um prédio”, disse ela. “Não vai precisar”, declarou Pitel, ao que Fernanda respondeu: “Lógico, porque ele vai ganhar R$ 3 milhões”.

No X, antigo Twitter, usuários acusaram Fernanda de racismo. “Agora quero ver se a turminha vai comentar essa fala racista dela. Ou só vale apontar o dedo pro Davi?“, disparou um internauta. “A Fernanda sempre reproduziu falas cheias de preconceitos no BBB, essa fala racista sobre o Davi é explícita e com tom de superioridade, mas mesmo assim ela vai se passando no jogo e aqui fora, afinal ela é vista como a mulher branca que tem ‘opinião’ e fala o que pensa, queria ver essa galera ser responsabilizada fora do jogo viu“, declarou a influenciadora Ellen Valias.

Em outro momento do programa, Fernanda já tinha questionado e criticado a origem de Davi. “Porra, comparar também Davi que deve ter vindo do c# da Bahia com o Nizam que viajou o mundo inteiro e teve acesso a muitas outras coisas é complicado, o garoto tem uma educação impecável, o garoto fala 9 línguas, entende de tudo um pouco”, disparou ela.

‘Piña Colada’: Ludmilla anuncia primeiro single em inglês e espanhol, a menos de um mês do Coachella

0
Foto: Reprodução/Instagram

Ludmilla divulgou nesta quarta-feira (27), uma prévia de seu novo single ‘Piña Colada’, em parceria com o colombiano Ryan Castro. A música será lançada em todas as plataformas digitais no dia 3 de abril, junto a um videoclipe. Cantada em inglês e espanhol, essa é a primeira música da artista em outros idiomas.

O novo single tem gerado muitas expectativas para os fãs, que tem visto Ludmilla alcançar grandes feitos internacionais. Confirmada no palco principal do festival Coachella, nos Estados Unidos, que acontecerá entre os dias 14 e 21 de abril, a cantora será a primeira afrolatina a se apresentar no evento.

Para comemorar esse momento especial, Ludmilla ainda divulgou hoje (28), um vídeo fazendo a coreografia da música nova para anunciar que irá levar um fã para o festival. Para participar, a pessoa precisará postar um reels dançando a música com o áudio original de ‘Piña Colada’ usando a hashtag #LudTeLevaPraCalifornia. Quem for escolhido, poderá levar um acompanhante, com direito à hospedagem, passagem e ingresso para o dia do show. 

O show da Ludmilla está previsto para o terceiro fim de semana do festival, mesmo dia que terá shows de Doja Cat, Jhené AikoJ Balvin e Khruangbin

error: Content is protected !!