Home Blog Page 315

“Dia de resistência a favor dos direitos de nossa comunidade”, diz Erika Hilton sobre Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia

0
Foto: Reprodução/Instagram

Na data em que o mundo celebra o Dia Internacional contra a LGBTfobia, 17 de maio, a deputada federal Erika Hilton, compartilhou uma mensagem em suas redes sociais, reforçando que a data é “Um dia de reflexão, organização e resistência a favor dos direitos de nossa comunidade”.

Na publicação, Hilton lembrou que a data foi escolhida em comemoração a uma decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que no ano de 1990 retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças. Publicado em 1952, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria, classificava a homossexualidade como uma doença a ser tratada: “A data foi escolhida para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde, em 1990, há apenas 34 anos, de desclassificar a homossexualidade como um transtorno mental e tem como objetivo coordenar eventos internacionais que aumentem a conscientização sobre as violações dos direitos LGBT em todo o mundo”, afirmou.

Para Hilton, o Dia Internacional contra a LGBTfobia é “Um dia de reflexão, organização e resistência a favor dos direitos de nossa comunidade, que ainda padece de políticas públicas específicas e de combate à violência e a intolerância”.

O economista, Gil do Vigor, também se manifestou sobre a data, lembrando sua própria experiência como uma pessoa LGBTQIA+: “Por muito tempo, eu fugi de mim e de quem eu sou. Hoje, me celebro e me aceito do meu jeitinho! Que possamos ser livres pra sermos quem somos e amarmos quem quisermos, com o respeito que nos é de direito. Toda forma de amor!”

Marta sugere abertura da Copa do Mundo Feminina de 2027 no RS: “O estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho merecem”

0
Foto: Reprodução/Instagram

Em uma publicação no Instagram nesta sexta-feira, 17, a jogadora de futebol, Marta, defendeu que a primeira partida da Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede, deve acontecer no Rio Grande do Sul. “O estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho merecem”, afirmou. A região passa por uma catástrofe climática causada por chuvas intensas que afetaram 461 municípios, deixando cerca de meio milhão de pessoas desalojadas, de acordo com dados da Defesa Civil do Estado.

O Brasil foi eleito pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) país sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A eleição ocorreu na manhã de hoje durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia. O Brasil concorria com Alemanha, Bélgica e Holanda, que se candidataram em conjunto na expectativa de receber a Copa do Mundo Feminina de Futebol.

Em outro vídeo também publicado em suas redes sociais, a jogadora, que anunciou em abril que 2024 será seu último ano na seleção brasileira, pontuou que a decisão da FIFA “foi uma escolha natural”, e emocionada destacou que “jogar uma copa do mundo em casa é o sonho de tantas meninas no Brasil. Por isso eu quero agradecer a todos que fizeram parte dessa conquista “, disse.

“Léa Garcia – 90 anos”: CCBB São Paulo apresenta mostra inédita sobre carreira da atriz no cinema nacional

0
Foto: Reprodução

O Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, está prestes a inaugurar uma homenagem a uma das figuras mais marcantes do cinema nacional. A mostra cinematográfica “Léa Garcia – 90 anos”, programada para acontecer de 25 de maio a 23 de junho, apresenta a trajetória profissional da icônica atriz brasileira no cinema nacional.

A retrospectiva apresentará 15 longas-metragens estrelados por Léa Garcia, incluindo obras como “Orfeu Negro”, dirigido por Marcel Camus, que marcará a abertura da mostra no sábado, 25 de maio, às 17h. O filme, baseado na peça de Vinícius de Moraes, conquistou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de render à atriz uma indicação ao prêmio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes.

Com a curadoria de Leonardo Amaral e Ewerton Belico, a programação da mostra abrange uma seleção diversificada de filmes que abordam diferentes aspectos da carreira de Léa Garcia. Entre eles estão obras como “Ganga Zumba”, de Cacá Diegues, “Compasso de Espera”, de Antunes Filho, e “M8 – Quando a morte socorre a vida”, de Jeferson De, entre outros títulos que refletem a versatilidade e o talento da atriz ao longo dos anos.

Além das projeções, a mostra oferecerá três sessões comentadas por pesquisadores e profissionais que colaboraram com Léa Garcia, explorando sua influência e pioneirismo como protagonista negra no cinema brasileiro. Estas sessões acontecerão nos dias 01/06, 08/06 e 21/06, proporcionando uma oportunidade única para o público mergulhar ainda mais fundo na vida e obra desta grande artista.

Um catálogo online estará disponível para os espectadores, contendo críticas inéditas, artigos raros e insights dedicados à trajetória de Léa Garcia, seu ativismo e os filmes em que atuou.

Meghan Markle recebe novo título real de ‘princesa africana’ durante passagem pela Nigéria

0
Foto: Associated Press.

A Duquesa de Sussex, Meghan Markle, visitou a Nigéria na última semana. Durante sua estadia em Lagos, ela foi homenageada com o título de “Princesa do Antigo Reino de Arochukwu”. Meghan foi renomeada como “Adetokunbo”, que significa “a coroa ou realeza de além do mar”. Três Reis – Sua Eminência Engr Eberechukwu Oji, Eze Aro do Antigo Reino Arochukwu, Igwe Alfred Achebe, o Obi de Onitsha e o Grande Olu do Reino Warri – participaram da cerimônia de nomeação.

Imagem: Reprodução/

Em 2022, Meghan divulgou em seu podcast Archetypes que um teste genealógico revelou que ela é 43% nigeriana. Essa foi a primeira passagem da princesa desde que revelou sua conexão com país africano. “Foi revelador poder saber mais sobre minha herança. Nunca, em um milhão de anos, eu entenderia isso tanto quanto agora”, disse ela à época. “É um elogio porque o que eles definem como mulher nigeriana é corajosa, resiliente e bonita”.

Durante sua visita à Nigéria, Meghan descreveu o país como “meu país” e acrescentou: “Parte de ser afro-americana é não saber muito sobre sua linhagem ou seus antecedentes, nem de onde você vem especificamente. Foi emocionante descobrir mais e entender o que isso realmente significa”.

Jornalista da Globo, Fernanda Carvalho chama a atenção com reportagens de olhar sensível sobre a catástrofe no RS

0
Foto: Reprodução / Instagram.

A jornalista gaúcha Fernanda Carvalho voltou ao seu estado natal com a difícil missão de cobrir as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. “É triste ver ruas que conheço debaixo d’água. Bares, livrarias, lugares históricos e a região das ilhas, que já sofre com cheias”, lamentou ela nas redes sociais. 

Com uma carreira consolidada, Fernanda é repórter na TV Globo, destacando-se em programas como Jornal Hoje, Fantástico e Jornal Nacional. Antes de ganhar espaço na maior emissora do país, a ativista do movimento negro também apresentou por três anos o programa premiado Nação, sobre história e cultura negra, produzido pela TVE/RS e transmitido em rede nacional pela TV Brasil. Em 2016, Fernanda foi listada entre os 20 jornalistas negros mais influentes pelo portal Marfim Rosa. 

Na TV Globo, Fernanda Carvalho tem se destacado por trazer um olhar humano às suas reportagens. Atualmente, ela está profundamente envolvida na cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul, oferecendo ao público visões sensíveis e realistas sobre a tragédia que afeta o estado. 

Em uma de suas reportagens recentes, Fernanda narrou a história de uma família de imigrantes haitianos que perdeu tudo na inundação e agora reside em uma escola particular em Porto Alegre. Não dá pra imaginar o que essas famílias estão passando”, publicou ela em seu perfil no Instagram.

Em 2022, Fernanda realizou uma reportagem para a RBS TV, afiliada da TV Globo, mostrando a origem de antepassados negros no Rio Grande do Sul. “A minha ideia, a partir desses dois registros [a ata e a foto], era tentar descobrir de onde vieram os meus ancestrais na África. Em Santo Antônio eu descobri a ata do casamento, eles casaram em 30 de março de 1905, coincidentemente, o dia em que comecei a busca em Santo Antônio era um 30 de março, 117 anos depois”, disse Fernanda à época. “Sei que desse imenso carvalho do qual sou parte, tenho que ser um galho forte em honra das raízes poderosas que me sustentam”.

Karol Conká, BK, Oruam e Duquesa são indicados ao Bet Awards, premiação internacional que celebra a excelência negra

0
Foto: Dario Mittmann

Quatro artistas brasileiros foram indicados ao Bet Awards 2024. A premiação norte-americana celebra artistas negros da música, atuação, esporte e outras áreas do entretenimento. Karol Conká e BK’ concorrem ao título de ‘Melhor Artista Internacional’, enquanto Oruam e Duquesa concorrem ao prêmio de ‘Melhor Novo Artista Internacional’. Em cada categoria, os brasileiros concorrem com outros talentos da França, Reino Unido, Nigéria e África do Sul.

Bet Awards 2024: Melhor Artista Internacional

  • ASAKE (Africa)
  • AYA NAKAMURA (France)
  • AYRA STARR (Africa)
  • BK’ (Brazil)
  • CLEO SOL (UK)
  • FOCALISTIC (Africa)
  • KAROL CONKÁ (Brazil)
  • RAYE (UK)
  • TIAKOLA (France)
  • TYLA (Africa)

Bet Awards 2024: Melhor Novo Artista Internacional

  • BELLAH (UK)
  • CRISTALE (UK)
  • DUQUESA (Brazil)
  • HOLLY G (France)
  • JUNGELI (France)
  • MAKHADZI (Africa)
  • ORUAM (Brazil)
  • SEYI VIBEZ (Africa)
  • TYLER ICU (Africa)

A cerimônia de premiação do Bet Awards 2024 está marcada para o dia 30 de junho, diretamente de Los Angeles, Estados Unidos. Este ano, Drake lidera as categorias principais do evento. Nomes como J. Cole, Sexyy Red, SZA e Victoria Monét também concorrem.

ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras abre seletiva nacional para produções de mulheres negras

0
Foto: Raquel Franco

A 4ª edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras está com inscrições abertas até o dia 26 de maio para seleção de produções de mulheres negras para compor sua programação, marcando um espaço crucial na valorização e compartilhamento das produções culturais com esse recorte de raça e gênero. O evento acontecerá de 18 a 26 de julho, em Salvador, Bahia, no Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Xisto Bahia e Teatro Gregório de Mattos.

Idealizado pelas atrizes e produtoras culturais Juliana Monique e Eddy Veríssimo, o festival tem como objetivo promover um diálogo cultural enriquecedor e ampliar a visibilidade das obras artísticas de mulheres negras oriundas de todas as regiões do Brasil. Estão sendo aceitas inscrições de monólogos, espetáculos e criações que demonstrem a autoria, narrativa e protagonismo das artistas negras.

O tema desta edição é “A presença feminina negra no matrigestar do futuro”, inspirado nas tecnologias ancestrais do gestar das mulheres negras. Desde sua concepção, o festival visa evidenciar a potência da produção negra feminina, começando pela composição da equipe técnica até o protagonismo das artistas que darão vida ao evento.

Os resultados da seleção serão divulgados nas redes sociais do festival, @festivaliyas. As interessadas em se inscrever devem acessar o site (CLIQUE AQUI).

Adolescente dos Estados Unidos se forma no doutorado em saúde comportamental aos 17 Anos

0
Foto: Universidade Estadual do Arizona/W Scott Mitchell

Dorothy Jean Tillman, uma adolescente de 17 anos de Chicago, se formou no doutorado em saúde comportamental integrada pela Arizona State University (ASU). A formatura ocorreu na segunda-feira, 6 de maio.

De acordo com informações publicadas pela revista People, Tillman foi matriculada em cursos do ensino médio aos 8 anos de idade. Aos 10 anos, ela obteve seu diploma de associado em psicologia pelo College of Lake County, e aos 12 anos, seu bacharelado em artes liberais pelo Excelsior College.

Em uma entrevista ao programa Good Morning America, Dorothy Jean Tillman contou que sua família, especialmente sua avó, foi uma figura influente no movimento dos Direitos Civis, e foi responsável por incentivá-la sobre a importância da educação e da busca contínua pelo aprendizado. No entanto, ela também enfatizou sua própria determinação em perseguir seus objetivos.

Aos 14 anos, Tillman já conquistava seu mestrado e, um ano depois, foi aceita no programa de Doutorado em Gestão de Saúde Comportamental da Universidade do Arizona. Em dezembro de 2023, ela defendeu sua dissertação, tornando-se a pessoa mais jovem a obter um doutorado na escola.

Lesley Manson, professora associada clínica da ASU, que supervisionou a dissertação de Tillman, elogiou sua curiosidade e inovação, destacando seu desempenho notável em uma idade tão jovem.

A adolescente afirmou que ainda está “descobrindo quais são meus sonhos e objetivos específicos”, como qualquer outra pessoa da sua idade. Ela espera continuar inspirando outros e está comprometida com seu Instituto de Liderança Dorothy Jeanius STEAM, buscando parcerias e arrecadações de fundos para realizá-lo: “Quero incentivar os pais a se dedicarem aos sonhos dos filhos e que os filhos se deem espaço para girar quando necessário”, afirmou, acrescentando que é importante “não ficar tão preso a ponto de não ter uma oportunidade para explorar outras opções.”

Caso Miguel: Justiça de Pernambuco reduz pela metade indenização para família do menino

0
Foto: Augusto César/TV Globo

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), decidiu na última quarta-feira, 15, reduzir para R$ 1 milhão a indenização por danos morais que deve ser paga pelo ex-prefeito de Tamandaré (PE) Sergio Hacker e sua esposa, Sari Corte Real, à família do menino Miguel, que morreu em 2020 depois de cair do 9º andar do prédio em que o casal morava, em Recife.

A indenização, que deve ser paga para Mirtes Renata e Marta Maria Santana, mãe e avó do menino, teve redução aprovada durante uma sessão da Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, sediado em Recife, que aceitou um recurso da defesa do casal. Em 2023, eles foram condenados a pagar R$ 2 milhões.

Por unanimidade, os desembargadores entenderam que o valor maior, estipulado anteriormente pela primeira instância, foi “excessivo”. Com a nova decisão, mãe e avó devem receber R$ 500 mil cada uma, somando o valor de R$ 1 milhão.

Também foi determinado pela justiça o pagamento de R$ 10 mil para cada uma, em razão de fraude contratual, porque as duas trabalhavam para o casal como empregadas domésticas, mas o valor dos salários era feito pela prefeitura de Tamandaré, cidade em que Sérgio era prefeito. Além disso, cada uma também deve receber R$ 5 mil por danos morais porque estavam trabalhando durante a pandemia, quando havia a determinação de “lockdown”.

Na decisão, Solange Moura de Andrade, desembargadora relatora do processo afirmou: “Deve-se considerar os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, bem como os parâmetros do art. 223-G da CLT, estabelecendo-se uma relação adequada entre a gravidade da lesão, o porte econômico dos empregadores, a condição pessoal das ofendidas e o valor da indenização imposta, evitando um enriquecimento sem causa da parte autora e, ao mesmo tempo, mantendo o caráter pedagógico da medida”.

No ano passado, Sarí Gaspar Corte Real, que deveria estar cuidando de Miguel no momento do acidente, teve a pena reduzida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ela havia sido condenada a 8 anos e 6 meses de prisão, mas a justiça reduziu a pena para 7 anos em regime fechado pelo crime de abandono de incapaz com resultado morte. A mulher, que responde pelo crime em liberdade ainda poderia recorrer da decisão judicial.

Entenda o caso

No dia 2 de junho de 2020, Miguel Otávio Santana da Silva, de apenas 5 anos, morreu ao cair do 9º andar do Condomínio de luxo Pier Maurício de Nassau, em Recife, onde morava o casal Corte Real, patrões de Mirtes e Marta.

No momento do acontecido, a mãe de Miguel tinha ido passear com a cadela da patroa, Sarí, enquanto ela estava responsável pelo menino. Sarí deixou o menino entrar no elevador do prédio e ainda apertou os botões. Miguel estava procurando a mãe quando caiu do nono andar.

“Nunca vi isso na minha vida”, diz lutador de taekwondo agredido por estar abraçado a uma mulher branca

0
Foto: Reprodução

Na noite da última terça-feira, 14, o lutador da Seleção Brasileira de Taekwondo, Gabriel Campolina Santos, mais conhecido como “Mussun”, foi vítima de agressão física e injúria racial, cometida por Matheus Cerqueira Santana, na estação São Caetano do Sul, da linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Grande São Paulo.

O caso aconteceu por volta das 23h, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública, quando o lutador de 23 anos estava na frente da estação acompanhado de uma amiga, uma mulher branca, um homem branco se aproximou e o agrediu com uma voadora, além de ter proferido insultos raciais, dizendo: “você é preto e estava abraçado com uma pessoa branca”. Na ocasião, Gabriel se defendeu da agressão.

“Eu tô bem, não sofri nenhuma lesão, eu apenas me defendi dos golpes que esse indivíduo aí tentou acertar em mim. Eu tô bem, estava com uma companheira de treino, esperando meus companheiros de treino no metrô e nunca vi isso na minha vida”, declarou o lutador em suas redes sociais.

O tumulto chamou a atenção de outros passageiros, que intervieram e contiveram o agressor até a chegada das autoridades. Um vídeo que circula nas redes sociais capturou o momento em que o lutador confronta o agressor, um homem de 20 anos, denunciando a atitude racista.

Matheus Cerqueira Santana foi detido em flagrante pela Guarda Municipal e encaminhado à Delegacia de São Caetano do Sul. O caso foi registrado como lesão corporal e injúria racial, conforme informado pela SSP. A justiça de São Paulo concedeu liberdade provisória para Matheus Cerqueira Santana, que terá que cumprir medidas cautelares.

A Confederação Brasileira de Taekwondo emitiu uma nota de repúdio e em solidariedade a Gabriel Campolina Santos, destacando que “a discriminação racial não só fere a dignidade humana, mas também vai contra os valores de justiça e igualdade que buscamos promover em nossa comunidade.”

error: Content is protected !!